Criminosos estão a recrutar crianças no GTA e TikTok!

Os cartéis estão a recorrer à tecnologia e a utilizar as redes sociais e os jogos de vídeo para recrutar adolescentes para contrabandearem drogas e seres humanos. Tratam-se na maioria dos casos de crianças com apenas 12 anos de idade em preparação para fazerem alguns trabalhos complicados dos grupos de crime organizado. O TikTok e o jogo GTA são os meios mais utilizados para recrutar crianças para o mundo do crime.

Criminosos estão a recrutar crianças no GTA e TikTok!

Esta situação passa-se nos Estados Unidos onde os cartéis estão a contratar crianças para transportar migrantes ou pacotes com drogas através da fronteira. Só este ano já foram presos 21 adolescentes. Muitos com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos.

Quase todos eram cidadãos americanos. Para além disso alegadamente conduziam os carros dos pais e recebiam até 2.500 dólares. Ou seja, praticamente o mesmo em Euros, por cada imigrante, informou um agente.

TikTok relação

Os adolescentes caem na promessa de “dinheiro rápido”, com pedidos publicados nas redes sociais e nos jogos de vídeo.

Muitas vezes, os pedidos fazem-se sob o pretexto de que os jovens vão buscar e largar rapidamente os seus empregos, escondendo assim a sua atividade criminosa subjacente.

Como referimos acima recrutam-se os adolescentes através de plataformas de redes sociais. São exemplo disso o Snapchat, o WhatsApp, o Facebook Marketplace, o TikTok e através de jogos de vídeo como o Grand Theft Auto, informaram as autoridades.

Entretanto no ano passado, 89 adolescentes foram detidos por alegado transporte de imigrantes ou de droga, noticiou a CNBC.

utilizadores do Facebook, Facebook acabou,patrão da Tesla,Facebook Dating

Neste momento o Departamento de Segurança Interna dos EUA está a analisar a utilização das redes sociais pelos cartéis. Entretanto estabelecerá um processo para que as empresas de tecnologia comuniquem voluntariamente os esforços de recrutamento dos cartéis.

Entretanto este não é o primeiro caso de recrutamento de crianças para uma organização criminosa por meios clandestinos.

No final do mês passado, agentes da polícia do departamento de Marietta, na Geórgia, informaram que crianças em idade escolar primária (5-11 anos) estão em recrutamento por gangsters numa tentativa de “vencer o sistema legal”.

Os gangs organizam eventos de “fachada” para atrair os jovens. Assim envolvem a utilização de camiões de gelados e castelos insufláveis, informou o Gabinete de Investigação do condado.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também