Como deve saber, a TSMC domina o mercado de semicondutores com um autêntico punho de ferro. Aliás, podemos até culpar, em parte, a gigante de Taiwan pelo preço da tecnologia atual, tal é a procura pelos seus produtos.
No entanto, se acha que a TSMC está sozinha no mercado, temos algumas novidades para si. Isso é tudo menos verdade! A Samsung tem estado a investir forte e feio nas suas linhas de produção, e além da Gigante Sul Coreana, temos ainda a Intel, que fez um investimento ainda maior, ao mesmo tempo que revolucionou sistemas e estratégias.
Ao que tudo indica, a Intel está agora a olhar para o espaço temporal em que vai ser possível roubar o trono da TSMC. Está para breve!
Intel quer ultrapassar a TSMC nos 2nm. É possível!?
Portanto, se porventura a Intel já foi uma referência no lado da produção, hoje em dia é a TSMC que domina o mercado. Porém, da mesma forma que as coisas mudam para pior, também podem mudar para melhor! A Intel tem feito uma restruturação incrível, de forma a melhorar a eficiência, performance, e por isso mesmo, fazer com que a Intel seja a escolha do mundo da produção. Sim, leu bem, a Intel quer produzir para fora, e se possível, dominar o mercado.
As coisas vão começar a acontecer mais a sério com o lançamento do nó Intel 18A em 2025. É aqui que a Intel pensa ter hipóteses de ultrapassar a TSMC, e claro, também a Samsung. Curiosamente, a Intel parece estar a desenvolver 5 produtos baseados no processo de 18A, e todos eles vão estar disponíveis para os clientes.
Isto é importante, porque a gigante Norte-Americana está a correr atrás do prejuízo desde o muito conhecido falhanço dos 10nm. Mas, tem conseguido recuperar tempo perdido de forma que muitos especialistas pensavam ser impossível. A Intel vai continuar atrasada nos processos Intel 4 e Intel 3. Provavelmente também vai existir um atraso no processo de 20A relativamente aquilo que a TSMC e Samsung vão ser capazes de oferecer. Mas, no lançamento do processo de produção Intel 18A, tudo indica que a empresa vai chegar primeiro ao mercado, com um produto superior.
Isto vai muito provavelmente mudar o mercado tecnológico!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!