Não mande reparar a máquina de lavar sem ler isto!

Por muito que os fabricantes não o queiram admitir a verdade é esta. Já não se fazem eletrodomésticos para durar! E isto é transversal a todos os equipamentos. Claro que nuns a situação não é tão preocupante porque são mais baratos. No entanto, noutros, pode ser um problema. No caso das máquinas de lavar é algo que dá que pensar. Não são nada baratas, especialmente se forem boas. É por isso que quando começam a falhar, tem de tomar sempre uma difícil decisão. Deve pagar para mandar reparar ou comprar uma máquina de lavar nova? Eis o que deve saber.

Não mande reparar a máquina de lavar sem ler isto!

Antes de mais, verifique a garantia da sua máquina de lavar roupa, para o caso de as reparações ainda estarem cobertas. Caso contrário, terá de decidir se faz mais sentido repará-la ou comprar uma máquina nova. No entanto, isto envolve mais do que comparar os custos iniciais, uma vez que a reparação será quase sempre menos dispendiosa do que a compra de uma máquina de lavar nova.

reparar a máquina de lavar

Assim há algumas coisas que tem de considerar e que vão ser muito úteis.

Os fatores que ajudam na decisão

Existem várias coisas que podem ajudar a tomar esta decisão.

A primeira coisa que tem de considerar é quando pagou pela máquina e quantos anos tem. Depois tem de pesar os custos de reparação e a eficiência energética.

Esta questão da eficiência energética é realmente importante. Se tiver uma máquina antiga que avariou e a reparação for relativamente cara, talvez não valha a pena reparar. É que com o que vai gastar na conta da luz, sairia mais barato, comprar uma máquina de lavar nova e mais eficiente em termos energéticos. A longo prazo compensa sempre.

reparar a máquina de lavar

Isto já para não falar do facto das máquinas novas utilizarem normalmente menos água, o que lhe permite poupar dinheiro também.

Seja como for é algo que envolve muita matemática, por isso, para o ajudar vamos dar-lhe alguns eventuais custos da reparação.

O custo médio global de reparação de uma máquina de lavar roupa (sem contar com a taxa de orçamento do serviço) é de 155 Euros, sendo que alguns tipos são mais caros do que outros. No entanto na maioria dos casos conte com cerca de 170 Euros.

Se a sua máquina é antiga e lhe custou cerca de 350 ou 400 Euros então eventualmente mais vale investir num novo modelo.

Os problemas mais comuns nas máquinas de lavar

De entre tudo o que costuma acontecer às máquinas de lavar existem alguns problemas mais comuns.

O que mais costuma acontecer é o painel de controlo deixar de funcionar. Isto é realmente uma das situações mais reportadas. A outra é que a água deixa de escoar. Por outro lado as pessoas também se queixam muitas das vezes que as máquinas vibram excessivamente.

Depois há outros problemas normalmente mais graves. Há fugas de água ou o tambor não gira corretamente. Também por vezes a bomba de drenagem está entupida.

Como fazer com que e máquina de lavar dure mais

Existem pelo menos cinco coisas essenciais que tem mesmo de fazer para a sua máquina de lavar roupa durar mais. O melhor de tudo é que nem são feitos muito complicados.

Deixar a porta da máquina aberta após as lavagens

A primeira coisa que deve sempre fazer é deixar a porta da máquina aberta. Isto logo a seguir a utilizá-la. O objetivo é que a máquina seque totalmente. Se fechar a porta o bolor e o mofo vão acumular-se dentro do tambor. Isto vai deixar a roupa com cheiros e na maioria dos casos é um problema que leva tempo a resolver. No entanto se já está com este problema pode experimentar o truque que referimos aqui.

Passe o tambor da máquina por água quente uma vez por mês

A maioria das pessoas faz lavagens a baixas temperaturas o que está correto porque nos permite poupar muito dinheiro ao final do mês. Para além disso com a eficácia atual dos detergentes acabamos por ficar com a roupa perfeitamente levada. No entanto, isto permite que a sujidade se acumule dentro da máquina.

máquina de lavar dura

Uma lavagem a quente significa fazer um ciclo de pelo menos 40 graus. Mas idealmente deve ser regulada para a temperatura mais quente possível.

Algumas máquinas vão até 90 ou 95 graus o que pode ajudar a livrar-se de quaisquer odores, germes e bactérias. O vinagre branco também pode ajudar a remover os odores, embora em alguns casos não seja necessário. Isto porque algumas pessoas afirmam que até pode vir a causar danos no futuro.

Utilizar uma solução especial mas caseira

Por vezes, usar um método ecológico para limpar a roupa também pode ajudar a se livrar do calcário. Exemplo disso é utilizar uma mistura de vinagre branco e bicarbonato de sódio. No entanto não é algo que deva fazer sempre. Eventualmente de 3 em 3 meses ou com maior distância.

Limpar as borrachas e a porta com regularidade

A limpeza regular dos vedantes da porta é crucial para reduzir qualquer bolor que possa ter “assentado” na zona húmida da máquina. O bolor que ficar durante muito tempo nessa zona vai acabar por afundar na borracha e será quase impossível de remover.

Não utilize detergente a mais

Muitas pessoas pensam que quando as coisas estão muito sujas mais vale colocar-se um pouco mais de detergente. Isto para que fique tudo mais limpo e cheiroso. Mas acredite ou não a verdade está exatamente no oposto. O excesso de detergente pode parecer a solução perfeita para limpar toda a sujidade que está a cobrir a sua roupa. Mas, infelizmente, muito detergente não vai ser a solução.

Se utilizar mais sabão do que o recomendado a roupa pode ficar com alguns restos de detergente. Nesses restos podem-se manter algumas bactérias. Como se isto não bastasse também pode levar a que muitos odores continuem na roupa. Para se livrar deste problema tem de voltar a lavar a roupa sem detergente, o que é um trabalho extra desnecessário.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também