TikTok: cuidado não faça este teste aos seus pulmões!

O TikTok pode ser muito bom para dar algumas dicas de limpeza e outras coisas do género. No entanto com a saúde não se brinca e todo o cuidado é pouco. Assim, nas tendências mais recentes do TikTok vai encontrar alguns vídeos que explicam como fazer um teste aos seus pulmões. As instruções variam mas a base é a mesma. Seja como for não o faça!

TikTok: cuidado não faça este teste aos seus pulmões!

Uma vez que existem alguns vídeos sobre o assunto, as instruções não são todas iguais. Ainda assim a base é a mesma. Na prática é-lhe dito para suster a respiração enquanto vê um cronómetro animado a passar. “Se conseguir suster a respiração do ponto A ao B, então está na zona de segurança”, diz um exemplo típico. E se estiver a pensar no que fazer com os seus pulmões supostamente inseguros, mais cedo ou mais tarde o algoritmo irá servir-lhe receitas de desintoxicação pulmonar.

tiktok teste aos pulmões

Mas isto é tudo uma treta!

De facto, há várias razões para estes vídeos não representarem a realidade!

A retenção da respiração não é um teste útil para a saúde dos pulmões

É verdade que até existe alguma base científica nisto. Ou seja, se tiver um problema de saúde grave que afete os seus pulmões, como DPOC ou insuficiência cardíaca congestiva, poderá não conseguir suster a respiração durante tanto tempo como alguém que não tenha essa doença. Mas na prática as coisas são diferentes.

Em vez de fazer os testes de contenção da respiração do TikTok, consulte o seu médico se notar falta de ar, tosse, pieira, aperto no peito, fadiga ou se tiver infeções pulmonares recorrentes. Se estiver a tossir sangue, ou se estiver a expelir muco há um mês ou mais, estes são definitivamente sinais de que deve ser examinado.

tiktok teste aos pulmões

Então, porque é que as redes sociais estão cheias de testes de retenção da respiração?

Porque são vídeos fáceis de fazer e de um ponto de visto de marketing resultam. Isto porque são tudo coisas que queremos ouvir ou com as quais nos preocupamos.

Um vídeo diz que um determinado teste de retenção da respiração é “o teste para ver se você é saudável” e o “teste nº 1 para a longevidade”, e chama-lhe BOLT, que significa Body Oxygen Level Test (teste do nível de oxigénio corporal). Este teste pede-lhe para expirar e depois suster a respiração até sentir vontade de respirar, e parece ter sido criado ou popularizado com esse nome por uma empresa chamada Oxygen Advantage. Essa empresa vende aulas sobre como respirar.

Esta versão do teste de retenção da respiração tem ramificações por todo o TikTok. Alguns deles citam literatura científica – muitas vezes um artigo de 1975 sobre um teste de prender a respiração. Mas o teste nesse artigo permitia que as pessoas inspirassem primeiro e sustivessem a respiração o máximo de tempo possível; além disso, os sujeitos respiravam misturas de ar que incluíam quantidades específicas de dióxido de carbono, em vez de ar ambiente. E o mais importante: o teste era para identificar problemas em pessoas que conseguiam suster a respiração mais tempo do que o esperado. Por outras palavras, o oposto de tudo o que os TikTokers estão a dizer.

Os testes de retenção da respiração foram propostos como medidas de fitness e saúde no passado, mas há uma razão pela qual só se ouve falar deles no TikTok hoje em dia. Não funcionam. E já o sabemos há algum tempo. Um estudo de 1947 apresenta dados para argumentar que os testes de contenção da respiração não se correlacionam de todo com a aptidão cardiorrespiratória.

Mas qual a razão para os tiktokers falarem tanto destes testes?

Bem, muitos deles estão a tentar vender-lhe coisas. (Principalmente suplementos, ocasionalmente um aparelho de meditação e por vezes programas de perda de peso).

Mas depois há as receitas de desintoxicação: “Esta é para os meus fumadores e vapers”, diz o narrador de um vídeo enquanto faz um chá de gengibre, ginseng, tomilho, sabugueiro e folha de verbasco. Outro recomenda que “todos os ston3rs” adicionem “ervas tónicas para os pulmões, como o verbasco, para salvar os seus pulmões no futuro”.

Algumas destas receitas e produtos destinam-se a pessoas que estão a deixar de fumar ou de vaporizar, mas a maioria parece ser o oposto: “Se vai continuar a vaporizar em mim, pelo menos tire a porcaria”, dizem um par de pulmões sorridentes num anúncio de suplementos de ervas.

É um clássico engodo: trocar algo que sabe que precisa (para deixar de fumar) por algo que quer (não ter de deixar de fumar, porque está a beber chá de ervas).

Ou seja, resumindo e concluindo, ignore qualquer teste aos pulmões que veja no TikTok.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também