Alguma vez viu alguma tecnologia a ganhar popularidade tão rapidamente como tem sido o caso do ChatGPT? Qualquer tipo de consumidor tem acesso à ferramenta, e na realidade, esta está a ser cada vez mais integrada em todo o tipo de produtos. Agora é a vez dos carros!
ChatGPT parece uma erva daninha. Já está nos carros!
Portanto, caso não saiba, já existem fabricantes interessadas em integrar o famosíssimo ChatGPT nos seus veículos, e ao que tudo indica a Mercedes vai ser a primeira, com integração no seu Assistente de Voz MBUX.
Aliás, a Mercedes-Benz já anunciou que vai começar a testar versões do seu Sistema Operativo (MBUX) com funcionalidades potenciadas pelo ChatGPT dentro de muito em breve. Curiosamente, a Mercedes nem foi a primeira a anunciar esta integração, visto que a General Motors fez um anúncio muito similar. Porém, a Mercedes parece mais interessada, e mais rápida na implementação! Aliás, já existem utilizadores na América do Norte com acesso à primeira versão beta com capacidades IA. Para participar na beta, os condutores apenas precisam de dizer “Olá Mercedes, quero participar no programa beta.”, ou então, entrar a partir da app Mercedes Me.
Estas novas capacidades vão permitir um acesso a muitas mais funcionalidades. Além disso, segundo a Mercedes, o sistema vai ser mais capaz de perceber o utilizador, mesmo que este seja trapalhão na forma como fala. Aliás, segundo a Mercedes, os condutores até podem falar com o sistema em longas viagens, para fintarem o cansaço, e o sono.
Curiosamente, apesar do uso de servidores Microsoft Azure para a funcionalidade. A Mercedes afirma que apesar de alguma informação ser recolhida, esta não fica nas mãos da Microsoft. Em vez disso, vai ser enviada para o centro de inteligência da Mercedes-Benz, de forma anónima.
Este teste vai durar 3 meses. Posteriormente, se correr bem, é muito provável que a funcionalidade chegue a todos os automóveis compatíveis ainda antes do final do ano. (Dependerá sempre das traduções, para que o sistema apareça noutras regiões.)
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!