Ainda se lembra da velha corrida ao “primeiro dobrável”, que meteu a Samsung contra a Huawei, para ver quem chegava primeiro ao mercado com um smartphone capaz de se dobrar? Foi uma época extremamente interessante, que curiosamente até resultou em falhas dos dois lados, mais concretamente no lado da Samsung, que lançou um Galaxy Fold com algumas falhas críticas no design, o que até levou a um ‘recall’.
Isto foi em 2018~2019, a Samsung fez um bom trabalho a corrigir a situação, e como tal, depois do “desaparecimento” da Huawei, temos uma gigante Sul-Coreana que não é apenas a marca mais importante do mundo Android, como é também a força dominadora na parte dos dobráveis. Porém, no campo do design, e até da inovação, é inegável que a Samsung já foi ultrapassada pela Oppo, pela Xiaomi, e até pela própria Huawei que continua extremamente limitada devido às sanções. Mas isto não é porque a Samsung não é capaz de fazer melhor, é porque a Samsung não quis fazer melhor.
Samsung domina nos dobráveis, mas na inovação está atrás
Em equipa que ganha, não se mexe! Esta é a máxima do desporto, e é também algo que pode ser implementado em qualquer mercado. Se uma fabricante tem o domínio, não tem de andar a correr atrás do prejuízo, apenas tem de gerir a sua liderança, e planear as coisas para o futuro.
Dito tudo isto, a Samsung está obviamente atrás no campo dos dobráveis, tanto no peso, como na própria tecnologia da dobradiça. Basta olhar para os mais recentes produtos da Huawei, Xiaomi e Oppo, para termos a certeza de tudo isto. Porém, como disse em cima, isto foi uma opção da Samsung. A gigante Sul-Coreana está apenas a gerir a sua vantagem. Porém, ao que tudo indica, já vai começar a meter algumas cartas na mesa em Julho, com o lançamento de pelo menos 2 novos dobráveis, e quem sabe, se não vão mesmo ser 3. Ainda assim, apesar das melhorias da nova geração, a realidade é que a Samsung não está a apostar tudo o que tem.
A Gigante Sul Coreana tem muita coisinha guardada para um futuro em que as suas rivais apostem a sério nos dobráveis.
Dito isto, em 2023, já vamos ver dois Galaxy Z capazes de se fecharem completamente. Vamos ver dobras menos notáveis no ecrã, uma maior capacidade de processamento, e no caso do Z Flip5, até vamos ver um design bastante mais interessante.
Além de tudo isto, vamos ver software capaz de aproveitar todas as capacidades do novo design. Algo que as rivais da Samsung teimam em conseguir fazer de forma tão ‘prática’.
Mas o que e realmente importante no meio de tudo isto, é que a Samsung vai fazer uma grande aposta nos seus dobráveis em 2023. Possivelmente a maior aposta de sempre da fabricante neste tipo de aparelhos. Um pouco à imagem daquilo que a Oppo fez com o seu N2 Flip. Vamos ver material de marketing em todo o lado. Vamos também ver um lançamento com preços ‘decentes’, em vez daquilo que temos visto no restante mercado tecnológico.
A Samsung apenas estava à espera de ter rivalidade, para finalmente avançar com os seus planos. Cada vez mais acho que o ano de 2023 vai ser muito importante para os dobráveis!
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