Não acredite nisto quando estiver a navegar na Internet!

Informações erradas podem dar origem a muitos problemas. É por esse motivo que temos de ter muito cuidado com aquilo que lemos e aplicamos. Algum comportamento mais perigoso e a nossa vida pode-se complicar. Dito isto, não acredite nestas coisas que dizem para não ter problemas quando estiver a navegar na Internet.

Não acredite nisto quando estiver a navegar na Internet!

O modo de navegação anónima torna-o completamente anónimo

O mito de que o modo de navegação anónima ou privada o torna completamente anónimo é um equívoco comum. O modo de navegação anónima proporciona privacidade ao não armazenar o seu histórico de pesquisa, cookies ou dados de formulários. No entanto, isso só se aplica ao seu dispositivo e navegador específico.

abrir o Gmail no Chrome

O seu provedor de serviços de Internet (ISP), o administrador da rede e os sites que visita ainda podem seguir as suas atividades enquanto estiver neste modo. Além disso, se houver malware no seu dispositivo, o modo de navegação anónima não esconderá as suas atividades.

Uma página (HTTPS) significa que é seguro navegar

A maioria dos utilizadores da Internet foi ensinada a confiar em sites que utilizam HTTPS. Algo indicado por um símbolo de cadeado na barra de endereços do browser. É verdade que o HTTPS encripta a sua comunicação com a página em questão, o que impede os curiosos de lerem os dados em trânsito. No entanto, isto não garante que a página em questão seja segura.

De facto, o HTTPS apenas garante a transmissão segura dos dados; não garante a integridade do conteúdo. Ou seja, os criminosos também podem utilizar o HTTPS nos seus sites maliciosos, enganando os visitantes e fazendo-os pensar que está tudo bem. Certifique-se sempre de que o sítio Web que está a visitar é genuíno independentemente de utilizar ou não HTTPS.

Descarregar ficheiros é a única forma de apanhar vírus

Muitas pessoas acreditam que só podem apanhar malware descarregando e executando ficheiros suspeitos. Embora esta seja uma forma de ser infetado, não é a única. Os downloads drive-by e os anúncios maliciosos podem infetar o seu computador sem que seja necessário descarregar e executar um ficheiro manualmente.

Estes são os vírus informáticos mais perigosos da história!, navegar na Internet

Também pode ser infetado simplesmente por visitar um site comprometido, mesmo sem clicar em nada. Mantenha sempre o seu browser e os seus plugins atualizados com a versão mais recente para se proteger contra vulnerabilidades conhecidas e considere a utilização de um bloqueador de anúncios respeitável para minimizar os riscos.

Todas as extensões de browser são seguras

Embora as extensões possam acrescentar funcionalidades úteis ao seu browser, nem todas as extensões são seguras. Algumas extensões podem conter código malicioso, enquanto outras podem seguir as suas atividades de navegação para fins de marketing. Mesmo as extensões que inicialmente eram seguras podem tornar-se prejudiciais se forem compradas e reutilizadas por programadores menos bem-intencionados. É por isso que as extensões são na realidade um pesadelo de privacidade.

Por isso, tenha sempre cuidado com as extensões que instala. Instale apenas extensões de programadores de confiança e verifique as permissões que uma extensão pede durante a instalação.

A utilização de uma VPN torna a sua navegação na Internet completamente segura

As VPNs são uma ótima ferramenta para privacidade e segurança, mas não são uma solução milagrosa. Uma VPN encripta o tráfego da Internet e oculta o seu endereço IP, dificultando o rastreio das suas atividades online por terceiros. No entanto, não torna a sua navegação completamente segura.

navegar na Internet

Os sítios Web que visita e qualquer malware no seu dispositivo podem continuar a seguir as suas atividades. Além disso, o próprio fornecedor de VPN pode ver o seu tráfego de Internet, a menos que aplique uma política rigorosa de não registo. E é importante configurar corretamente a sua VPN e evitar erros comuns.

Assim tenha muita atenção a isto quando estiver a navegar na Internet.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também