Devemos limpar a memória em cache do Windows?

Quando se trata do Windows falamos muito em memória RAM. No entanto, o que não falamos tanto é da memória em cache. Ainda assim é algo importante. É exatamente isto que ajuda a fornecer um acesso rápido aos dados do PC utilizados frequentemente e acelera a capacidade de resposta do sistema. Mas a grande questão que se coloca é: devemos limpar a memória em cache do Windows?

Devemos limpar a memória em cache do Windows?

Antes de passarmos à questão que referimos acima, a cache de RAM refere-se a uma parte da memória de acesso aleatório (RAM) de um computador que é utilizada para armazenar dados acedidos frequentemente. Funciona como um buffer entre o processador e os dispositivos de armazenamento mais lentos, como discos rígidos ou unidades de estado sólido (SSDs).

computador memória falhar

O seu principal objetivo é acelerar a recuperação de dados e melhorar o desempenho geral do sistema.

É importante notar que a memória em cache do Windows é uma memória volátil, o que significa que o seu conteúdo se perde quando reinicia o seu PC. Neste caso, os dados têm de ser obtidos a partir de um dispositivo de armazenamento e armazenados na cache de RAM novamente após o reinício. Mas a boa notícia é que todo o processo é normalmente rápido!

Limpar a cache da memória RAM é a mesma coisa que libertar RAM?

Limpar a cache da RAM é diferente de libertar RAM. Embora ambas as ações envolvam a gestão da memória, visam aspetos diferentes.

Limpar a cache da memória RAM refere-se a esvaziar a cache que armazena os dados acedidos frequentemente na RAM do seu computador. Mas limpar a cache da RAM não visa diretamente ou liberta a memória ocupada por processos ou dados ativos.

Entretanto, libertar a RAM refere-se à libertação da memória ocupada por processos e dados inativos ou não utilizados. Isso permite que o sistema tenha mais memória disponível para executar novas tarefas.

ram

Em geral, a quantidade de espaço ocupada pelos dados em cache na RAM é normalmente pequena. Lembre-se que o objetivo da cache da RAM é armazenar dados frequentemente acedidos para recuperação rápida.

As vantagens de limpar a cache da memória RAM

Em alguns casos, dados de cache excessivos ou corrompidos podem levar a problemas relacionados com a memória, como falhas no sistema. Por isso, limpar a cache pode ajudar a resolver esses problemas.

Para além disso limpar a cache da RAM pode servir como um passo simples de resolução de problemas quando tem situações relacionadas com o desempenho das aplicações. Por exemplo, digamos que se depara com erros de aplicação. A primeira coisa que pode fazer é limpar a cache da RAM e ver se isso ajuda. A partir daí, pode começar a explorar outras soluções complexas.

Mas também há inconvenientes

Limpar a cache da RAM significa obviamente que vai perder todos os dados da RAM em cache no seu dispositivo. Quando isso acontece, o seu PC perde o benefício de ter os dados acedidos com frequência prontamente disponíveis na memória. Isto pode levar a problemas temporários de desempenho até que a cache seja reconstruída.

Para além disso quando limpa a cache da RAM, o sistema terá de ir buscar dados aos dispositivos de armazenamento com maior frequência. Isto pode resultar em tempos de recuperação de dados mais longos.

Como limpar a memória cache do Windows

Reinicie o seu dispositivo

Quando reinicia o seu computador, o sistema operativo encerra todos os processos e serviços, incluindo os que estão a utilizar a cache de RAM. Como resultado, o conteúdo da cache é eliminado e a RAM é efetivamente limpa.

Elimine os ficheiros temporários

Ao eliminar ficheiros temporários, está a remover ficheiros desnecessários que se acumulam ao longo do tempo. Isto inclui dados que podem estar armazenados na cache da RAM.

É muito simples fazê-lo:

Prima Win + R para abrir a caixa de diálogo Executar comando.
Escreva %temp% e prima Enter para abrir a pasta “Ficheiros temporários”.
Prima Ctrl + A para selecionar todos os ficheiros e pastas na pasta “Ficheiros temporários”.
Em seguida, prima a tecla Delete ou clique com o botão direito do rato nos itens selecionados e selecione Eliminar no menu de contexto.

Depois Prima Win + R para abrir a caixa de diálogo Executar comando. Escreva temp e prima Enter para abrir outra pasta “Ficheiros temporários”. Elimine todos os ficheiros desta pasta. Em seguida, esvazie a Reciclagem para eliminar permanentemente os ficheiros temporários. Por fim, reinicie o seu dispositivo para guardar estas alterações.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também