Como é óbvio, estes valores de 2023 estão inflacionados devido à crise de componentes que vimos no mundo automóvel em 2021 e 2022. Mas, é agora inegável… Apesar do elevado preço, os Portugueses estão a olhar com bons olhos para os carros elétricos. São cada vez mais os carros eletrificados nas estradas, com os Portugueses visivelmente mais interessados nos veículos 100% elétricos, deixando os híbridos para segundo plano.
Boas notícias sem dúvida. Mas é uma situação que levanta algumas questões! Está Portugal pronto para mais e mais carros elétricos nas estradas?
Carros Elétricos a vender bem! Mas… Portugal não está pronto.
Portanto, caso não saiba, em cerca de 100 mil viaturas vendidas em 2023, cerca de 14 mil unidades foram de veículos 100% elétricos. Ou seja, 15~16% da quota de mercado, o que por sua vez também significa um crescimento de 157% face ao mesmo período do ano passado. Curiosamente, dentro do bolo total, cerca de 47% já pertence ao mercado eletrificado + GPL).
Curiosamente, o carro mais vendido do mundo, até agora, é também um 100% elétrico, o Tesla Model Y.
Mas, com tantos carros elétricos a chegarem às estradas todos os meses, é necessário pensar na rede de carregamentos Nacional, bem como no consumo energético total. Na nossa experiência, a rede de carregamento Nacional tem problemas sérios, tanto na parte do preço, complexidade para o consumidor, como também sérias dificuldades na parte da qualidade + manutenção. Pessoalmente, com o meu carro elétrico, em 10 tentativas de carregamento, 6~7 são falhadas. (Postos avariados, postos ocupados com carros já carregados, ou carros a combustão. Carregamentos interrompidos por erros, etc…)
O paradigma automóvel está a mudar, e Portugal precisa de continuar a evoluir de forma séria. Este pequeno país à beira mar plantado já foi incrível na implementação de carregadores, e na nossa opinião, deveria ser um exemplo Europeu. Contudo, estamos a ficar para trás.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!