Quando vamos comprar roupa estamos habituados a recorrer aos provadores para vermos como nos fica uma determinada peça seja ela qual for. No entanto, em breve, os provadores nas lojas de roupa podem muito bem ser uma coisa do passado. Tudo graças à inteligência artificial. Isto porque estamos a caminhar para uma verdadeira revolução! Neste momento a Google está a ser um dos grandes impulsionadores desta novidade.
Provadores nas lojas de roupa vão acabar! Sabe porquê?
A Google anunciou uma nova funcionalidade, para já, destinada aos compradores norte-americanos que pretendem experimentar roupa de senhora de marcas como Anthropologie, Everlane, H&M e LOFT. A partir de agora, pode tocar no emblema “Experimentar” e ver como a roupa fica num modelo parecido consigo.
O gigante dos motores de busca espera oferecer a funcionalidade “Experimentar” a mais marcas ao longo do tempo, incluindo roupa para homem, ainda este ano. Mas o melhor de tudo é que vamos saber não só como ficamos com um determinado modelo, mas também como o tamanho do mesmo nos assenta. Assim não haverá cá enganos.
De acordo com a Google “o novo modelo de IA generativa pode pegar numa única imagem de roupa e refletir com precisão a forma como ela assenta, estica e forma rugas e sombras num conjunto diversificado de modelos em várias poses. Foram selecionadas pessoas de tamanhos XXS-4XL que representam diferentes tons de pele (utilizando a escala de tons de pele Monk como guia), formas corporais, etnias e tipos de cabelo.” Tudo para treinar o sistema de inteligência artificial.
Para além de lhe permitir experimentar as roupas a nova funcionalidade de compras melhora a descoberta de produtos. Utilizando algoritmos de aprendizagem automática e de correspondência visual, pode encontrar produtos com base na sua cor, estilo e padrão de várias marcas.
Ao obter produtos de vários retalhistas, os utilizadores também podem poupar dinheiro ao comprar roupa nova e a concorrência entre diferentes lojas também pode aumentar. Se reside fora dos Estados Unidos, infelizmente, ainda não há notícias sobre quando esta funcionalidade chegará a nível internacional.
Esperemos que esta funcionalidade permita acabar com as incómodas idas aos provadores das lojas de roupa. Para além disso haverá muito menos trocas nas compras online.
Mas neste campo há mais novidades, fora da Google. É que várias marcas estão a considerar a implementação de sistemas que permitam fazer isto mesmo, mas nas próprias lojas físicas. Assim tudo será mais higiénico e conseguimos em segundos ver como nos ficam as coisas sem termos de andar num veste e despe.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!