As plataformas de streaming já não se dedicam apenas a filmes e séries. De facto, o número de conteúdos é cada vez maior e incluem jogos e não só. A Netflix prepara-se para entrar no mundo da transmissão de desporto e com o passar do tempo pode tornar-se numa verdadeira ameaça a canais como a SportTV ou a Eleven. Claro que isto ainda irá demorar. Seja como for o primeiro teste é já em breve.
Netflix entra no desporto e pode ser ameaça à Sport TV
A entrada no mundo do desporto não será uma tarefa fácil. No entanto, isso não desmotiva a gigante do streaming. O primeiro piloto será já no Outono. Trata-se apenas de um torneio de golfe de celebridades relativamente modesto, uma vez que a transmissão de eventos de maior prestígio ainda é demasiado dispendiosa. Isto terá de ser feito com tempo.
Seja como for o torneio de golfe contará com a participação de golfistas profissionais e pilotos de Fórmula 1. O evento poderá ter lugar em Las Vegas no final deste ano.
De certa forma, isto não é surpreendente. A série documental da Netflix Drive to Survive, centrada em tudo o que diz respeito à Fórmula 1, é extremamente bem sucedida, e a plataforma também está a apresentar Full Swing, um programa sobre golfe profissional. Uma espécie de fusão em que participam atletas de ambos os desportos parece ser um bom conceito.
E embora o interesse dos fãs de desporto por um evento deste tipo seja certamente limitado, uma transmissão bem sucedida pode levar a Netflix a tentar transmitir torneios mais populares e a entrar no Futebol.
Isto não é inédito para a Amazon Prime Video
Obviamente, o futebol é o grande objetivo o já há plataformas de streaming a apostar nele. No Reino Unido, a Amazon Prime Video já transmite em direto duas jornadas da Premier League inglesa por época – o que corresponde a 20 jogos da primeira divisão.
Nos Estados Unidos, a Amazon também transmite os jogos de quinta-feira à noite da National Football League até 2033, pagando cerca de mil milhões de dólares por ano pelo pacote. Por último, a Apple TV+ adquiriu os direitos de transmissão dos jogos da Major League Soccer e da Major League Baseball.
No entanto, a Amazon e a Apple são empresas enormes e diversificadas. A Netflix, por outro lado, é uma empresa específica de streaming e muito orientada para o lucro, especialmente nos últimos anos, quando tem de lutar por subscritores com uma série de outras plataformas.
A Netflix não estava inicialmente muito interessada
Os direitos de transmissão dos principais desportos são simplesmente demasiado caros. Assim, por esse motivo, em Dezembro de 2022, durante a UBS Global TMT Conference, em Nova Iorque, Ted Sarandos, co-director executivo da Netflix, rejeitou a ideia de transmitir em direto desportos de prestígio na plataforma. No entanto, tudo muda!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!