Na realidade, não é possÃvel trocar o router da sua operadora por um outro mais poderoso, mas, pode certamente ligar um segundo router, ou qualquer outro tipo de ponto acesso ao router da operadora, de forma a melhorar a sua rede, ou pelo menos ter um maior controlo sobre aquilo que se passa na sua Internet ‘Caseira’.
Se vale a pena? Bem, isso já dependerá de caso para caso, mas mais importante que isso, de utilizador para utilizador.
Vale a pena trocar o router da MEO, NOS ou Vodafone?
Portanto, a troca, ou acréscimo de um router à sua rede, não serve apenas e só para ter uma melhor performance de acesso à Internet. Como dissemos no guia de DNS em routers MEO, está muito limitado na configuração interna do router, devido à forma como a empresa fecha o software ‘in-house’.
Por isso, se tiver um outro router, a servir como ponto de acesso principal, ou roteador principal em sua casa, vai ter um outro tipo de acesso, fiabilidade e segurança. Aliás, além de acesso a funcionalidades básicas, vai também ter acesso a outro tipo de funcionalidades como prioridade de acesso a certas máquinas, proteções de rede mais bem pensadas e poderosas, etc…
Esta é cada vez mais uma grande preocupação no lado dos consumidores, sendo exatamente por isso que fornecedoras de Internet, como a LigaT, já oferecem routers mais poderosos, e nÃveis mais adequado a entusiastas.
Dito isto, apesar do facto de a performance não ser a prioridade, a realidade é que também vai ter alguns ganhos neste campo, especialmente se tiver aparelhos Wi-Fi 6 ou Wi-Fi 6E. Afinal de contas, com o router certo, vai conseguir ter o dobro da largura de banda perto em proximidade, ou maior alcance caso se afaste do ponto de acesso.
Além de tudo isto, vale também a pena olhar um pouco para o fator ‘preço’. Como é óbvio, para acrescentar um router à sua rede, não vai comprar um aparelho da Wish, que nem sabe bem o que faz. É preciso investir em algo de qualidade comprovada, que vai melhorar a qualidade da sua rede caseira. Isto pode significar um investimento de 100€, ou mais. Para uma casa pequena, com aparelhos limitados a tecnologias de acesso antigos, ou populada com utilizadores ‘casuais’, isto pode não valer a pena.
Vamos resumir a coisa em Prós e Contras.
Prós:
- Software desbloqueado
- Software com funcionalidades extra
- Possibilidade de armazenamento via USB 3.0
- Possibilidade de uso de uma app no smartphone para gestão da rede
- Suporte superior a aparelhos Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E
- Maior Largura de banda
- Menor latência
- Maior alcance
- Acesso a funcionalidades Mesh (Pode espalhar outros pontos de acesso pela sua casa, para criar uma rede inteligente)
Contras:
- Preço
- Configuração
- Provavelmente não vale a pena para utilizadores casuais, ou com pouco dinheiro.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!