Quanto custa substituir a bateria do seu veículo elétrico?

Quando a maioria das pessoas fala sobre as vantagens dos veículos elétricos, menciona frequentemente a autonomia, a eficiência, a infraestrutura de carregamento e os benefícios ambientais. No entanto, um aspeto importante que a maioria das pessoas ignora é o custo de substituição da bateria do veículo elétrico e a sua duração até ser necessário substituí-la. De facto, a bateria de um destes automóveis é o seu componente mais caro. Assim quanto custa substituir a bateria do seu veículo elétrico?

Quanto custa substituir a bateria do seu veículo elétrico?

Em média, a bateria do seu veículo elétrico deve durar pelo menos 200.000 quilómetros antes de pensar em substituí-la, ou muito mais se estiver disposto a suportar alguma perda de capacidade e autonomia. A maioria dos fabricantes tem uma garantia que cobre a bateria até 100.000 quilómetros.

Quanto custa substituir a bateria do seu veículo elétrico?

Se estiver a conduzir um Tesla, pode esperar que a bateria dure entre 300.000 e 500.000 quilómetros antes de ter de ser substituída. A grande maioria dos fabricantes de veículos elétricos utiliza baterias de iões de lítio para alimentar os seus veículos, tal como a Tesla, pelo que pode esperar que tenham uma vida útil semelhante, a menos que o seu veículo elétrico utilize um tipo de bateria diferente.

A forma como cuida da bateria do seu veículo elétrico desempenha um papel importante na duração da mesma, tal como as condições ambientais e o número de quilómetros que percorre todos os anos. O carregamento rápido constante do seu veículo elétrico também pode encurtar a vida útil da sua bateria, tal como permitir que o estado de carga desça abaixo dos 20% ou exceda os 80%.

substituir a bateria do veículo elétrico

Ambientes gelados ou quentes que estão fora do seu controlo podem encurtar a vida útil da bateria do seu veículo elétrico, mas há formas de cuidar do seu veículo elétrico em condições geladas para o evitar.

Independentemente disso, com os devidos cuidados, a sua bateria original deve mantê-lo na estrada durante, pelo menos, 15 a 20 anos antes de necessitar de uma substituição. Poderá durar mais do que isso se não conduzir com muita frequência ou se carregar exclusivamente em casa e mantiver o veículo numa garagem com controlo de temperatura.

Quanto custa substituir a bateria do seu veículo elétrico?

A substituição da bateria de um veículo elétrico pode custar-lhe entre 5.000 e 20.000 Euros, dependendo do tamanho, da bateria e do fabricante. Por exemplo, a substituição de uma bateria de 24 kWh de um Nissan Leaf deverá custar-lhe cerca de 5.000 Euros, mas o custo aumentará até 12.000 se o veículo tiver uma bateria maior de 40 kWh.

Nissan Leaf 2022, substituir a bateria do veículo elétrico

No entanto, a substituição de uma bateria Tesla é mais dispendiosa e pode esperar pagar mais de vinte mil Euros, incluindo a mão-de-obra. Em alternativa, pode substituir os módulos de bateria Tesla (existem até 16 num conjunto de baterias) individualmente a um custo de 5.000 a 7.000 por unidade.

Vamos então olhar para os custos médios:

No caso de um BMW i3 os preços variam entre os 12 e os 16 mil Euros. Isto tendo em conta que temos potências de 18,2 kWh, 27,2 kWh e 37,9 kWh.

Já no caso dos Nissan Leaf os preços vão desde os 5000 aos 12 mil Euros dependendo do tipo de bateria.

tesla, model 2

Se olharmos para os Tesla os preços não são assim tão diferentes entre modelos. No entanto existem diferenças. Assim, no caso do Tesla Model 3 dependendo dos 54 kWh, 60 kWh, 62 kWh, 75 kWh, 78,1 kWh, 82 kWh os preços podem variar entre os 13 mil e os 18 mil.

Já no caso do Tesla Model S tudo depende da potência que pode variar entre os 40 kWh, 60 kWh, 70 kWh, 75 kWh, 85 kWh, 90 kWh, 100 kWh e 104 kWh. Os preços vão dos 13 000 aos 21 mil Euros.

Model S Plaid, Tesla aumentou

No Model Y varia entre os 14 e os 21 Mil. Já no caso do Model Y os preços vão dos 13 mil aos 18 mil Euros.

Entretanto no que diz respeito ao Volkswagen ID.4 os preços variam entre os 15 e os 18 mil Euros.

Para além disso, o custo da substituição da bateria do seu veículo elétrico depende da oferta e da procura do mercado.

Por outras palavras, poderá ser mais barato para si substituir a bateria quando mais fabricantes de automóveis adotarem os automóveis elétricos até ao final desta década.

Quando deve substituir a bateria do seu veículo elétrico?

Não existe uma data específica para saber quando deve substituir a bateria do seu veículo elétrico, uma vez que cada caso de utilização é diferente. No entanto, deve estar atento aos seguintes sinais de que poderá ser altura de substituir a bateria do seu veículo:

A degradação faz com que a sua bateria atinja menos de 70% da sua capacidade original

Quando a bateria demora um tempo invulgarmente longo a carregar ou não carrega de todo. Isto pode ser um sinal de que o sistema de carregamento está avariado, pelo que também pode querer mandar verificar esse sistema antes de se comprometer com a substituição da bateria.

A bateria começa a sobreaquecer ao ponto de se tornar num perigo de incêndio

Alguns sinais de um potencial incêndio devido ao sobreaquecimento da bateria incluem fumo, odor, inchaço da própria bateria e um som sibilante.

A garantia cobre a substituição da bateria?

Na América do Norte e na Europa, os fabricantes de automóveis oferecem uma garantia mínima de 8 anos. Ou então 100.000 quilómetros para as baterias de VE. Isto independentemente do modelo do automóvel. Além disso, o fabricante do seu veículo elétrico substituirá a bateria. Isto se esta perder mais de 30% da sua capacidade original durante o período de garantia.

Tesla nova atualização 2019.8.3

As baterias dos veículos elétricos também se podem substituir após o termo da garantia. Isto se tiverem um defeito de produto conhecido que possa causar danos, embora apenas se o fabricante for o culpado.

No entanto, é importante que leia as letras pequenas da garantia da bateria. Isto porque a garantia da sua bateria pode ser anulada se não forem cumpridas determinadas condições. Por exemplo, se instalar peças não aprovadas na bateria do seu veículo elétrico ou se danificar intencionalmente a bateria, a sua garantia pode ser anulada.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também