Apple está à rasca com os custos de produção do iPhone 15

Como deve saber, o iPhone vai muito provavelmente voltar a encarecer em 2023, devido a um aumento significativo no custo dos materiais que vão dar vida aos novos modelos, nomeadamente os modelos Pro. O mundo dos smartphones continua a ficar mais caro, curiosamente um pouco a reboque das decisões da Apple.

Porém, em 2023, este aumento de custos está a preocupar a Apple, sendo exatamente por isso que já existem planos para mudar o processo de produção, a meio do ciclo de vida dos futuros iPhone 15. Uma mudança que não é assim tão simples quanto isso.

Apple está à rasca com os custos de produção do iPhone 15

Portanto, o novo SoC Apple A17 Bionic vai ser um exclusivo dos modelos Pro do iPhone de nova geração, ou seja, do iPhone 15 Pro e do iPhone 15 Pro Max, sendo produzido nas linhas de 3nm da TSMC. Linhas que vão trabalhar quase exclusivamente para a Apple, em 2023.

Mas, nem a Apple parece estar disposta a pagar o preço que a TSMC requer. Sendo exatamente por isso que já existem planos para saltar para o processo N3E, que é bastante mais eficiente e mais amigo da carteira. Porém, isto traz outras dificuldades. Ou melhor… Isto traz uma consequência! A performance não vai ser a mesma.

Mais concretamente, a Apple vai saltar para o processo de N3E assim que este ficar disponível às restantes empresas, como é o caso da Qualcomm e MediaTek. Muito provavelmente no primeiro trimestre de 2024. O que vai resultar num SoC A17 Bionic mais barato, mais eficiente, mas também menos capaz no campo que mais interessa, que é a performance. A diferença vai ser muito baixa, à volta dos 5%. Mas… Vai resultar em iPhone 15 Pro e Pro Max com níveis de performance diferentes, dependendo da altura em que foram fabricados. O que é estranho, e é também um pouco feio.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também