Placas Gráficas: Memória GDDR6 em queda livre!

Existem várias razões para as placas gráficas, sejam elas recentes, ou já com alguns anos de mercado, ainda estarem demasiado caras para a realidade do mercado atual. Mas, uma delas não é, com toda a certeza, o preço da memória VRAM. Mais concretamente o preço da memória GDDR6.

Placas Gráficas: Memória GDDR6 em queda livre!

Portanto, a memória está em queda livre, em todos os lados deste ecossistema. É a memória DRAM que dá vida à memória RAM, a memória NAND Flash que dá vida ao armazenamento SSD, e claro, até a memória para placas gráficas está a cair a bom cair, tal é o desaparecimento da procura por tecnologia em 2023.

Porquê? Bem, a crise de chips é inegavelmente algo do passado. Aliás, na realidade, as grandes fabricantes de chips de memória têm demasiado stock em armazém, chegando até ao ponto de cortar a produção para não deixar que o preço caia de forma ainda mais significativa. Para ter noção, 8GB de memória GDDR6 estão a ser vendidos a 25€.

Isto significa que tanto a NVIDIA como a AMD, estão a pagar menos pela memória VRAM que metem nas suas placas gráficas.

AMD vs NVIDIA

Entre as duas, é muito provável que a NVIDIA pague menos, porque compra muito mais material, e por isso, tem um desconto de volume em cima. (Isto apesar do facto de não equipar as suas placas gráficas com quantidades de memória ‘suficientes’.) Ainda assim, nada disto se tem notado nada no mundo das placas gráficas! Aliás, estas informações deveriam meter os consumidores em sentido, prontos a perguntar às grandes fabricantes o porquê de os preços não refletirem a nova realidade no lado da produção!

Em suma, a memória GDDR6 está agora a custar 1/4 daquilo que custava em 2022. Os preços têm de baixar!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também