Atenção: não deite mesmo fora o seu smartphone antigo!

As pessoas tendem a atualizar os seus telemóveis com alguma regularidade, sendo que as pessoas em geral compram um novo dispositivo a cada dois ou três anos. Mas só porque o seu smartphone antigo está um pouco obsoleto não o deite mesmo fora! É que pode fazer isto! Há uma série de utilizações para um smartphone antigo. Entretanto e mesmo que tenham já passado alguns anos à medida que os telemóveis se tornam mais potentes, as possibilidades aumentam. As coisas que sugerimos não requerem muito esforço nem conhecimentos técnicos.

Atenção: não deite mesmo fora o seu smartphone antigo!

Pode utilizar um telemóvel antigo como cópia de segurança para o seu novo telemóvel. Isto não quer dizer que deva deixá-lo numa gaveta e esquecê-lo. De facto há algumas pequenas coisas que terá de fazer para garantir que o seu telemóvel antigo é guardado corretamente.

Wi-Fi ou Bluetooth, deite fora o smartphone antigo

Certifique-se de que carrega o seu smartphone antigo até meio e, em seguida, volta a ligá-lo brevemente de poucos em poucos meses para manter o nível da bateria. Também pode querer desativar o Wi-Fi e o Bluetooth para reduzir a utilização da bateria. A bateria de um telemóvel antigo pode estar a mostrar sinais de degradação e o armazenamento dessa bateria com carga total ou sem carga pode fazer com que se deteriore ainda mais.

Então, porque é que vale a pena fazer este esforço? É uma cópia de segurança instantânea e de boa qualidade, caso aconteça alguma coisa ao seu novo telemóvel. Mesmo que o seu novo equipamento tenha seguro, existe ainda um período de tempo entre o desaparecimento, quebra ou roubo do smartphone e a sua substituição. Em vez de ficar sem telemóvel entretanto, pode simplesmente adquirir um novo cartão SIM (ou utilizar o do seu telemóvel mais recente) e ligá-lo ao seu telemóvel antigo enquanto espera por uma verdadeira substituição.

Utilize-o como um dispositivo de armazenamento externo

Porquê deitar fora um telemóvel antigo quando o pode utilizar como dispositivo de armazenamento? Mesmo que o seu telemóvel antigo seja um modelo muito barato ou básico, é provável que ainda tenha alguns gigabytes de armazenamento disponíveis.

Embora seja um pouco menos conveniente do que um sistema externo dedicado, um telemóvel antigo é um dispositivo de armazenamento digital perfeitamente utilizável. Pode carregá-lo com quaisquer fotografias, vídeos e ficheiros dos quais queira fazer cópias de segurança. Embora uma unidade externa real tenha as suas vantagens, um telemóvel antigo também tem algumas vantagens únicas. Se o ligar a uma rede Wi-Fi, pode utilizá-lo para enviar ficheiros por e-mail para si ou para outra pessoa, ou carregá-los para um serviço como o Dropbox. Também é portátil, caso necessite de levar esses ficheiros em viagem.

Utilize-o como leitor multimédia

Os leitores multimédia ainda têm muita utilidade, e um telemóvel antigo funciona bem como um. As aplicações de streaming, como o Spotify e o Netflix, reduziram a necessidade de um leitor multimédia dedicado com ficheiros multimédia locais. Mas ainda há situações em que um dispositivo dedicado à reprodução de música ou filmes continua a ser útil.

É aqui que um telemóvel antigo dá jeito. Carregue-o com música, coloque alguns filmes, se quiser, e simplesmente carregue-o e coloque-o no bolso antes de sair. Se a bateria estiver um pouco gasta, não se preocupe muito com isso. O seu novo “leitor de MP3” ou “leitor de vídeo” não precisa de ligação à Internet e funcionalidades como o modo de avião podem poupar energia suficiente para que a bateria pareça nova.

Entretanto seu telemóvel antigo pode também ter uma entrada para auscultadores, o que o torna um dispositivo multimédia mais útil do que a maioria dos telemóveis modernos!

Pode utilizá-lo para aumentar a sua segurança

As preocupações com a segurança são uma das principais razões para querer atualizar o seu telemóvel. Eventualmente, os fabricantes deixam de lançar atualizações de segurança para os seus dispositivos mais antigos. Isto deixa o seu telemóvel e tudo o que está nele vulnerável à medida que surgem novas explorações.

Mas, ironicamente, um dispositivo mais antigo pode, na verdade, aumentar a sua segurança. Tem a opção de desligar totalmente um telemóvel antigo da Internet, e uma ligação à Internet é o principal fator que abre os telemóveis a ataques.

Mantenha as crianças entretidas

Pode utilizar um telemóvel antigo para entreter os seus filhos sem riscos. Infelizmente, as crianças tratam os aparelhos caros da mesma forma que tratam os paus ou as pilhas de tijolos. Os aparelhos eletrónicos caros não gostam de ser tratados desta forma e é provável que se partam se forem atirados para o outro lado de uma sala com um coro de risos ou empurrados para uma tigela de molho de maçã.

Felizmente, esta é outra área em que os smartphones mais antigos podem ser úteis. Mesmo os equipamentos antigos são suficientemente potentes para lidar com uma vasta gama de jogos, YouTube e outras aplicações de entretenimento. Também não se preocupa com esse dispositivo antigo tanto quanto se preocupa com o novo.

Assim por tudo isto não deite fora o seu smartphone antigo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também