Trust Forta: Auscultadores ‘budget’ que prometem qualidade

É inegável que a Trust anda a fazer uma forte aposta no mundo dos videojogos, com produtos amigos da carteira, mas ainda assim, com poucos compromissos associados. Curiosamente, também está a apostar no licenciamento destes mesmos produtos, como é o caso destes Trust Forta, auscultadores oficialmente licenciados pela Sony, com o mesmo esquema de cores da PlayStation 5, e claro, o logo oficial do ecossistema PlayStation.

Mas será que os Forta merecem todo este branding? Vamos tentar perceber.

Trust Forta: Auscultadores ‘budget’ que prometem qualidade

Portanto, os Trust Forta (Trust GX9 498) são auscultadores acessíveis (40~50€), disponíveis em cor Preta e Branca, com licenciamento oficial Sony PlayStation. Já estão disponíveis em Portugal, e por isso, vamos ver o que eles valem.

Especificações Técnicas e Características Chave
  • Drivers de 50mm
  • Suporte Áudio 3D na PS5
  • Microfone Removível e Flexível
  • Controlo de Volume e de Microfone nos Auscultadores
  • Cabo de 1.2m
  • Peso: 253g

Design, Qualidade de Construção, e uso no dia-a-dia

O design é bastante apelativo, com os auscultadores a ‘casarem‘ muito bem com a PlayStation 4 na sua cor preta, e com a PlayStation 5 na sua cor branca. São confortáveis, ao serem leves, e extremamente maleáveis. Parecem ser um par de auscultadores capazes de aguentar muito “mau trato”, o que é necessário no mundo dos videojogos.

Obviamente que a qualidade de construção não está ao nível de uma Logitech, Corsair, ou até os 3D Tempest da Sony. Mas, a realidade é que estamos a falar de um produto que custa metade, ou até menos que isso, relativamente à grande maioria dos produtos de relevo destas marcas. Para o que é, está muito bem feito.

Quanto à qualidade de som, seja no áudio do jogo, ou pura e simplesmente para ouvir música, as coisas não são incríveis, mas também não são más. Aliás, esta é a história dos Forta da Trust. Não são incríveis, mas também não são maus. É um produto equilibrado, que tenta oferecer muito por um preço reduzido.

Os seus drivers de 50mm permitem muito volume, e potência, bem como uma boa distinção dos sons. A distorção só começa a ser aparente a partir dos 70%, por isso, não está mesmo nada mau! Especialmente porque a partir dos 60~60%, já começa a ter dificuldade em aguentar o volume que os Forta oferecem.

O microfone também é capaz de oferecer uma boa captura da sua voz, apesar de necessitar de um ambiente silencioso à sua volta. Porque, como deve adivinhar, o cancelamento de ruído ficou na gaveta nesta oferta budget.

Os Forta têm a grande vantagem de serem simples.

Ou seja, pode ligar ao PC, à consola, onde quiser, e eles vão funcionar no imediato. Porém, esta vantagem também traz uma desvantagem. Dito isto, para mim, o único grande defeito dos Forta está mesmo no facto de serem auscultadores com fio, num mundo em que o sem fio reina sem dó nem piedade.

São também auscultadores que podiam ser mais baratos, não fosse o branding oficial da Sony. Tudo é uma balança no mundo ‘budget’, e talvez o dinheiro do logo da PlayStation tivesse sido mais bem gasto numa funcionalidade wireless.

Ainda assim, para o que é, a Trust fez um bom trabalho.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

É inegável que a Trust anda a fazer uma forte aposta no mundo dos videojogos, com produtos amigos da carteira, mas ainda assim, com poucos compromissos associados. Curiosamente, também está a apostar no licenciamento destes mesmos produtos, como é o caso destes Trust Forta,...Trust Forta: Auscultadores 'budget' que prometem qualidade