Pode ser uma péssima ideia instalar o iOS 17 beta!

A Apple lançou a primeira versão beta do iOS 17 pouco depois de o ter anunciado na WWDC 2023, e pode estar a perguntar-se se é seguro instalá-la no seu iPhone ou não. Bem, nem todos podem aceder a ele neste momento, mas se puder saiba que pode ser uma péssima ideia instalar o iOS 17 beta.

Existem várias razões pelas quais a Apple não disponibiliza as primeiras versões betas ao público em geral, restringindo-as a programadores e a quem as testa. Por isso, vamos ver por que não deve instalar a versão beta do iOS 17 no seu iPhone.

O que significa a versão beta de programador?

A versão beta de programador de uma atualização do iOS é uma versão experimental inicial do software, destinada principalmente a ser utilizada por programadores. O principal objetivo de garantir que os programadores de aplicações podem aceder ao software mais recente e otimizar as suas aplicações antes do lançamento público final.

Serve também como uma forma de a Apple corrigir os erros e falhas notórios para garantir um lançamento estável e sem problemas.

Problemas de desempenho e estabilidade

Se está interessado em experimentar o iOS 17 o mais cedo possível, tem de compreender que a atual versão beta do iOS 17 não é adequada para utilização no seu dispositivo principal. Claro que pode funcionar bem na maior parte das vezes, mas isso não significa que não irá notar problemas de desempenho e estabilidade num dispositivo que utiliza todos os dias.

Os problemas que pode enfrentar podem ir desde o esgotamento da bateria até à lentidão ao alternar entre aplicações, entre muitas outras coisas. Infelizmente, o esgotamento da bateria do telemóvel é um dos problemas mais comuns das versões beta. Por isso, não é altamente recomendável instalar uma versão beta inicial no seu iPhone principal.

Alguns utilizadores podem afirmar que não tiveram quaisquer problemas de desempenho ou relacionados com a bateria, mas tenha em atenção que estes problemas de estabilidade dependem muito do modelo de iPhone que possui. Se os anos anteriores forem um indicador, os iPhones mais antigos tendem a ter mais problemas.

Aplicações não suportadas

Quando atualiza o seu iPhone para o software beta mais recente, que está disponível há apenas alguns dias, é provável que se depare com problemas de compatibilidade com determinadas aplicações.

Embora as aplicações populares possam funcionar corretamente, algumas aplicações que não tenham sido atualizadas regularmente podem falhar no arranque ou ter problemas de estabilidade. Naturalmente, não quer que nenhuma das aplicações que utiliza regularmente seja afetada por esta situação. Este é exatamente o objetivo das compilações beta para programadores, como mencionámos anteriormente.

iPhone X, instalar o iOS 17 beta

Os programadores de aplicações podem utilizar o software mais recente e verificar se as suas aplicações estão a funcionar como pretendido. Se não estiverem, pode levar o seu tempo a corrigir os erros sem se preocupar com as classificações da App Store. Isto ajuda-os a evitar problemas semelhantes quando a Apple disponibilizar o software ao público em geral.

Pode perder todos os seus dados

Embora este problema não seja específico das versões beta, é mais comum durante as atualizações beta. Quando está a atualizar o seu iPhone para uma nova versão de software importante, especialmente software beta, existe sempre um pequeno risco de bloquear o seu dispositivo e perder todos os seus dados no processo.

Todos os anos, alguns utilizadores relatam que os seus iPhones ficam presos no ecrã do logótipo da Apple durante horas durante uma atualização. Infelizmente, a única forma de sair desta situação complicada é colocar o seu iPhone em modo de recuperação e restaurá-lo utilizando o seu computador. Isto significa que perderá todos os dados armazenados no seu dispositivo.

Pelo lado positivo, esta potencial perda de dados pode ser evitada se fizer uma cópia de segurança do seu iPhone antes de uma atualização. Pode restaurar o seu iPhone apagado a partir de uma cópia de segurança local ou do iCloud para recuperar os seus dados em poucos minutos.

A versão beta para programadores nem sequer é para os utilizadores da versão beta

A Apple só quer que os programadores instalem a versão beta do iOS 17 para programadores. É por isso que, no mínimo, tem de iniciar sessão no portal de programadores da Apple para ter acesso a estas versões iniciais.

Antes, qualquer pessoa com o perfil de configuração beta podia aceder ao firmware de programador, mas isso já não é possível desde o iOS 16.4. Infelizmente, isto não impede que os utilizadores normais se dirijam ao site Apple Developer para aceder à atualização beta nos seus iPhones.

Mas qualquer pessoa que o faça, é provável que experimente uma versão ainda menos estável do iOS do que a que obterá com a versão beta pública mais tarde. Na verdade, a versão beta para programadores destina-se a que estes atualizem as suas aplicações.

Qualquer tipo de software beta nunca é totalmente seguro, e isso também se aplica ao iOS

Entretanto a altura mais segura para instalar o iOS 17 será quando a Apple lançar a versão estável final para todos no Outono ou mesmo algumas semanas depois disso. Nessa altura, a Apple terá concluído testes extensivos do software com programadores e testadores beta.

Dito isto, se não tiver paciência para esperar meses pelo lançamento final no Outono, a próxima opção mais segura seria esperar pela versão beta pública do iOS 17, que deverá chegar em Julho. A Apple deve ser capaz de resolver quaisquer problemas importantes que afetem as atuais versões de programador antes de os testadores da versão beta pública poderem deitar as mãos ao software.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também