Após a apresentação da Apple na WWDC, os utilizadores do iPhone estão a ganhar uma nova funcionalidade na aplicação Mensagens que visa melhorar a experiência de conversação em grupo… pelo menos para os utilizadores do iPhone. Dito isto e de acordo com o XDA Developers, os utilizadores do iPhone poderão aparentemente editar os textos verdes quando estiverem numa conversa de grupo com utilizadores Android. Poderão também responder em tópicos e enviar conteúdos multimédia de maior qualidade a outros utilizadores do iPhone em conversas de grupo. Dito isto, o iMessage está mais amigo dos utilizadores Android.
Apple: iMessage está mais amigo dos utilizadores Android!
Estas funções apareceram nos iPhones que estão a executar o último iOS 17 developer beta após o lançamento do software esta semana. Surpreendentemente, nada disto foi falado na apresentação da WWDC 23. Seja como for, se é um utilizador de iPhone com po iOS 17, pode agora editar os seus textos tal como num chat normal do iMessage entre iPhones.
No entanto, os destinatários Android aparentemente não verão os textos editados. Pelo menos, é esse o comportamento atual desta versão beta inicial.
Não está claro se ou quando os destinatários com smartphones Android verão a mensagem alterada, mas o XDA especulou que isso pode acontecer no futuro, possivelmente como um segundo texto em separado. Entretanto, outros utilizadores de iPhone no chat poderão ver que o texto sofreu uma edição.
Entretanto os utilizadores podem agora responder diretamente a mensagens em chats de grupo mistos, o que facilita o acompanhamento de conversas individuais. Os utilizadores do Android poderão, pelo menos, ver estas mensagens em grupo, mas aparentemente não na ordem em que deveriam aparecer.
Por último, há algumas melhorias no envio de imagens e vÃdeos numa conversa de grupo mista.
Com o iOS 17, os utilizadores do iPhone estão agora a receber conteúdos multimédia com uma qualidade mais completa, tal como fariam normalmente num chat do iMessage. Isto significa que as imagens e os vÃdeos não são drasticamente comprimidos. No entanto, o mesmo não acontece com os utilizadores do Android, que continuam a receber imagens e vÃdeos altamente comprimidos.
Ao que parece, a Apple está a encontrar uma solução para corrigir as conversas de grupo mistas que não envolvem RCS. Ou seja, algo que a Google tem vindo a defender. No entanto, a correção parece beneficiar apenas os iPhones, deixando os utilizadores do Android com uma experiência pior.
Claro que esta é apenas a primeira versão beta. Assim o comportamento pode mudar em futuras atualizações. No entanto, parece improvável que a Apple dê uma prenda aos utilizadores do Android. Isto porque o RCS não foi mencionado na sua apresentação ao destacar as novas funcionalidades do iMessage.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!