Hoje em dia, o mundo do gaming parece estar novamente focado no hardware, especialmente na componente mobile, como podemos ver pela Steam Deck, pela ROG Ally, ou até pela Sony PS5 Q-Lite, a nova consola portátil da gigante Japonesa.
Mas, quer queira quer não, vamos mesmo chegar a uma altura em que a aposta vai estar na jogabilidade a partir da nuvem, onde vai ser possÃvel jogar um qualquer tipo de jogo, nas definições gráficas máximas, em um qualquer tipo de aparelho com um ecrã e uma ligação à Internet. Vai deixar de fazer sentido produzir e vender consolas, quando toda a potência vai estar disponÃvel num servidor, longe de nossa casa.
Pois bem, apesar do grande sucesso da PS5, aposta no PC, e agora nova aposta no mundo mobile, a Sony sabe qual é o futuro, e ao que tudo indica, está pronta para os desafios dessa nova era.
Sony acredita em sucesso no mundo do Cloud Gaming
Portanto, Kenichiro Yoshida, um executivo de alto nÃvel dentro da Sony Corporation, falou um pouco sobre o futuro da gigante Japonesa no mundo dos jogos nos próximos anos. Onde claro está, teve de tocar no assunto ‘Cloud’.
Isto é importante? Óbvio que sim! Apesar do pouco sucesso da Microsoft com as suas mais recentes consolas, a realidade é que na componente dos serviços, mais concretamente no Cloud Gaming, a Microsoft não só tem a vantagem, como parece estar a isolar-se na liderança daquilo que pode ser o futuro do mundo dos videojogos.
Pois bem, segundo Yoshida, a Sony tem todas as armas, e um plano bem delineado, para começar a batalhar contra alguns desses desafios. Aliás, a Sony até já começou a olhar para as suas rivais, para perceber quais são as dificuldades mais complexas, e onde poderá ser melhor. Sabe qual é a área mais complexa? É a gestão de horas com maior tráfego, e as horas com menor tráfego. A Sony vai ter de ser capaz de gerir cargas, e aproveitar a sua força de processamento para outras coisas. Especialmente quando não existirem jogadores suficientes online para rentabilizar o investimento. Isto pode significar computação IA, por exemplo.
Ainda existem muitas perguntas sem resposta, mas ver a Sony a falar sobre tudo isto é inegavelmente positivo para o mundo dos videojogos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!