A maioria dos locais públicos disponibiliza portas de carregamento USB para ajudar as pessoas a carregarem os seus dispositivos. No entanto a verdade é que não deve ligar o seu smartphone, portátil ou outro dispositivo a portas de carregamento USB públicas. Se o fizer, pode ser vítima de “juice jacking”. Assim não utilize carregadores públicos USB sem um preservativo.
Não utilize carregadores públicos USB sem preservativo!
O termo que utilizámos pode parecer confuso mas já vamos explicar tudo. Um preservativo do mundo real protege-o das consequências indesejadas de uma doença transmissível ou de outras situações semelhantes. Da mesma forma, um preservativo USB protege o seu dispositivo de consequências indesejadas que podem incluir a instalação de malware ou outros problemas.
O preservativo USB é um dongle que liga junto ao carregador do seu cabo USB antes de o ligar a uma porta de carregamento USB num local público. Funciona como uma barreira protetora entre o seu dispositivo e uma porta de carregamento USB desconhecida.
Também conhecido como bloqueador, o preservativo USB permite a transferência de energia e bloqueia a funcionalidade de transferência de dados. O principal objetivo da utilização de preservativos USB é proteger os dispositivos digitais contra o acesso não autorizado.
Como funciona um preservativo USB
Os preservativos USB são dispositivos simples que pode transportar facilmente no bolso ou na mochila quando anda por aí.
Todos os cabos USB, independentemente do seu tipo, têm fios dedicados a tarefas específicas, como a transmissão de energia, a transmissão de dados e a ligação à terra do cabo.
Nos preservativos USB, não existem linhas de dados. Quando utiliza um preservativo USB, apenas o pino de terra e os pinos de alimentação do cabo de carregamento, o dispositivo digital e a porta de carregamento pública se ligam. Ou seja, não existe qualquer ligação de pinos de dados entre o seu dispositivo e a porta de carregamento USB pública, o que resulta na ausência de transferência de dados.
Consequentemente, uma porta de carregamento comprometida não pode aceder ao seu telemóvel para roubar dados ou instalar um programa de malware.
No entanto, o carregamento rápido não funciona quando utiliza um preservativo USB.
Isto deve-se ao facto de o carregamento rápido depender normalmente de uma combinação de protocolos de negociação de energia e troca de dados entre a porta de carregamento e o dispositivo ligado.
Quando liga um preservativo USB, que bloqueia os pinos de transferência de dados, interrompe a comunicação necessária para que o carregamento rápido ocorra. Como resultado, o processo de carregamento reverte para um modo de carregamento padrão.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!