É muito provável que se lembra da Huawei como uma gigante do mundo dos smartphones, uma fabricante capaz de bater o pé à Samsung, e até à Apple, em vários mercados crÃticos, onde até podemos salientar o mercado Português. Sim, caso não saiba, a Huawei foi capaz de dominar o mercado Nacional durante alguns meses, após o lançamento do mÃtico P30 Pro.
Mas, a Huawei era (e ainda é) muito mais que smartphones! Por isso, estamos a pagar o preço do seu desaparecimento no meio do mundo tecnológico.
Adeus da Huawei custa muito dinheiro, e vai custar ainda mais!
Portanto, como dissemos em cima, até nós como entusiastas do mundo Android, “choramos” um pouco o desaparecimento da velha Huawei, porque era uma fabricante entusiasmante, que muitas vezes era capaz de meter todas as outras fabricantes a mexer, para a criação de produtos diferentes, inovadores, e capazes de estimular todo o mercado.
Mas, onde a Huawei era mesmo fantástica, era nas telecomunicação, nomeadamente no 5G. Aliás, as sanções sempre foram mais focadas no afastamento da Huawei das redes de nova geração, e nunca na comercialização de smartphones, ou outros produtos ‘smart’. Pois bem, a decisão de afastar a Huawei vai custar mais de 100 mil milhões de Euros, aos Estados Unidos, mas também a outros paÃses que participaram nas sanções. Porquê? São as repercussões económicas de proibir a participação da Huawei no desenvolvimento das redes 5G mundiais.
O afastamento da gigante Chinesa está a ter impacto nas operadoras, governos, consultores, etc..
Tudo porque optar por alternativas tecnologicamente mais atrasadas, menos eficientes, e muitas vezes significativamente mais caras. Acabou por aumentar o custo da implementação global do 5G em quase 20%.
Porém, como nem tudo pode ser negativo. Este afastamento da Huawei também permite que todos os paÃses a participar nas sanções criem e desenvolvem a sua própria tecnologia de telecomunicações. Tudo de forma a reduzir a sua dependência de fornecedores estrangeiros.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!