AMD confirma arquitetura Zen 5 em 2024! Ryzen 8000!

A AMD aproveitou o dia de ontem para falar dos seus planos para o futuro a curto-médio prazo, onde claro está, teve de falar daquilo que se segue para o mundo dos processadores, e claro, placas gráficas.

De forma muito resumida, a gigante Norte-Americana confirmou a arquitetura Zen 5 para 2024, bem como o nome da nova gama de processadores (Ryzen 8000). Também falou um pouco sobre aquilo que vem a seguir para o mundo das placas gráficas, nomeadamente a arquitetura RDNA 3.5, o que é inegavelmente muito curioso, e começa a desvendar os planos das gigantes das placas gráficas para 2024.

AMD confirma arquitetura Zen 5 em 2024! Abram alas aos Ryzen 8000

ryzen

Portanto, depois de fazer skip aos Ryzen 4000 e Ryzen 6000 no mundo do PC Desktop, parece que o nome escolhido para dar o salto é mesmo o Ryzen 8000, já em 2024. Estes novos processadores vão ser baseados na arquitetura Zen 5, e vão ter o nome de código ‘Granite Ridge’.

Curiosamente, apesar do uso de uma nova arquitetura, e de um novo processo de produção, a AMD vai continuar a apostar no máximo de 16 núcleos físicos, e 32 threads. O que é inegavelmente curioso, visto que a Intel já mudou a sua estratégia, ao implementar diferentes tipos de núcleos nos seus processadores Intel Core. A mesma exata estratégia que tanto sucesso faz no mundo mobile.

Ainda assim, a AMD parece confiante no aumento de performance que vai ser capaz de trazer para cima da mesa. Afinal, vamos ter mudanças nos CCDs mas também no cIOD, esta última até deverá permitir o uso de kits de memória significativamente mais rápidos.

Dito isto, não é esperado que estes processadores sejam lançados logo no início de 2024. Por isso, ainda temos muito que falar sobre a atual (e extensa) gama de processadores da AMD, que como deve saber, já tem 3 sub-gamas.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também