Caso não saiba, tanto o SoC Snapdragon 8 Gen2 da Qualcomm, como o SoC A16 Bionic da Apple, são ambos produzidos nas mesmíssimas linhas de 4nm da TSMC. O que claro está, deveria significar que ambos os chips têm basicamente o mesmo custo de produção, certo? Talvez sim, talvez não… Mas uma coisa é certa, a Qualcomm está a fazer muito e bom dinheiro com a venda dos seus processadores às parceiras.
Apple é cara? A Qualcomm pede 160 dólares por cada chip!
Aliás, a diferença de preços é tão significativa, que mesmo na nova geração, onde vamos ver uma Apple a utilizar produtos de 3nm da TSMC, enquanto a Qualcomm vai continuar “agarrada” aos 4nm, é muito provável que um SoC Snapdragon continue a ser mais caro que um Apple A17 Bionic.
Afinal de contas, segundo novas informações, a Qualcomm está a vender o seu processador a 160 dólares por unidade, isto enquanto a Apple paga cerca de 110 dólares por cada chip produzido. Um preço que deverá ser superior no caso da Samsung, visto que esta tem acesso a SoCs binnados, de maior qualidade.
Aliás, esta deve ser a maior razão pela qual a Samsung ainda anda a pensar se não deve voltar a apostar em processadores Eyxnos, produzidos ‘in-house’, já na próxima geração, em vez de continuar a “oferecer” carrinhos de mão cheios de dinheiro à Qualcomm.
Acha 160 dólares muito, visto que é um preço por unidade?
Bem, é muito provável que o preço aumente com o lançamento dos novos Snapdragon 8 Gen3, já no final de 2023! Porquê? Bem, o processo de produção não vai ser exatamente o mesmo. Caso não saiba, a Qualcomm a dar o salto para o processo N4P. Um processo ligeiramente mais avançado face ao atual de 4nm.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!