SSD: Primeiro controlador capaz de dar 14GB/s. A chegar!

Muito se tem falado da evolução do mundo do armazenamento SSD, especialmente desde que demos o salto para armazenamento PCIe 5.0. Afinal, apesar de todas as capacidades do novo padrão, a verdade é que, até aqui, ainda não tínhamos hardware capaz de chegar ao potencial máximo que a tecnologia é capaz de oferecer.

Sim… Até aqui! A Chinesa InnoGrit tem um novo controlador SSD topo de gama, que claro está, foi agora apresentado na Computex 2023. Esta é a chave para desbloquear os famosos 14 GB/s no mundo dos computadores.

SSD: Primeiro controlador capaz de dar 14GB/s está a chegar

Portanto, a InnoGrit levou para a Computex 2023 um novo controlador pensado para SSDs PCIe 5.0, de seu nome ‘IG5666‘. Estamos a falar de um controlador que não está ainda pronto para ser lançado no mercado, porque ainda está a ser produzido a partir de um processo de 16nm. Em suma, precisa de ficar mais pequeno e eficiente. É também provável que seja ainda demasiado quente. Porém, a sua chegada está mesmo para breve.

Dito isto, no campo da performance, com este controlador, é possível levar um SSD PCIe 5.0 a uns incríveis 14GB/s de velocidade de leitura, e 11 GB/s de velocidade de escrita. No campo da performance aleatória, a fabricante também promete 3 milhões de IOPS na leitura, e 2.5 milhões de IOPS na escrita.

Por enquanto, o controlador suporta até 16GB de memória NAND Flash, e ao que tudo indica, suporta todos os chips do mercado até uma velocidade de 2400 MT7s.

É um controlador que muito provavelmente vai dar vida a SSDs maiores, com soluções de refrigeração ainda mais exóticas. Este é o futuro do armazenamento de alta velocidade no mundo dos computadores.

SSD
exemplo de SSD de nova geração
Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também