Cuidado! O seu smartphone não foi feito para esta função!

O seu smartphone tem uma lanterna incorporada bastante poderosa que é conveniente e fácil de usar. No entanto sabia na realidade pode deixar o seu smartphone em perigo? Assim talvez seja melhor deixar de a utilizar e apostar numa lanterna a sério. Já lhe explicamos a razão. Entretanto nesta questão do que temos de abandonar falamos tanto da própria lanterna em si, como das aplicações que permitem modos de utilização extra. É mesmo abandonar tudo!

Cuidado! O seu smartphone não foi feito para esta função!

Antes de falarmos das aplicações propriamente ditas vamos olhar para a lanterna do seu smartphone.

smartphone lanterna

Todas as pessoas recorrem a ela numa ou noutra altura. Por exemplo, para aqueles momentos em que deixámos cair algo no carro ou para baixo da cama. De facto, quando está escuro e queremos encontrar alguma coisa o smartphone pode dar uma grande ajuda.

Mas os smartphones são caros e, relativamente falando, bastante frágeis. Ao estarmos a utilizar a lanterna do smartphone para algumas tarefas, estamos a utilizar um dispositivo que é bastante caro e que ainda por cima é frágil.

Um estudo recente analisou a utilização da lanterna dos smartphones e descobriu que muitas pessoas recorrem a ela inclusivamente para trabalhar, sobretudo na área da mecânica e não só. Ora o mesmo estudo descobriu também que a maioria dos acidentes com smartphones à noite ocorrem quando as pessoas os estavam a utilizar exatamente como lanterna. É que é muito fácil ele cair-nos das mãos quando não lhe estamos a dar a atenção suficiente uma vez que só o estamos a utilizar como elemento de iluminação para uma determinada tarefa.

Quantas vezes já fizemos algo com uma lanterna dedicada e ela nos caiu das mãos? Nesse caso a perda não é muita até porque a maioria dos modelos estão preparados para isto. No entanto no caso de um smartphone o problema é bem diferente.

Cuidado também com as aplicações

Existem dois tipos distintos de aplicações de lanterna. O primeiro tipo nasceu antes dos smartphones incluírem um flash ao lado da câmara. Assim aumentavam o brilho do ecrã e colocavam o painel totalmente branco.

O segundo tipo de aplicação de lanterna utiliza o flash na parte traseira do smartphone. Assim simplesmente ligam ou desligam o flash. Para além disso podem colocar o flash a fazer outros efeitos.

A realidade é que muitas destas aplicações de lanterna utilizam permissões desnecessárias. Dito isto são utilizadas por criminosos para deitarem a mão às nossas informações pessoais. Por isso temos de ter muito cuidado.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também