NVIDIA começou a olhar para a Intel. Para quê!?

A TSMC está a ficar demasiado complexa e cara para as grandes empresas do mundo dos chips, e por isso, é muito provável que as coisas comecem a mudar nos próximos tempos, à medida que outras grandes fabricantes começam a evoluir, e a tentar roubar alguma da quota de mercado que a gigante de Taiwan tem vindo a colecionar.

Dito isto, uma das grandes empresas que pode vir a sair da carteira de clientes da TSMC é a NVIDIA, isto já com a sua próxima geração de placas gráficas. Para as mãos da Samsung? Não! A NVIDIA quer fazer uma parceria com a Intel. Parece estranho? Sim, mas não é!

NVIDIA começou a olhar para a Intel. Para quê!?

Portanto, foi o próprio CEO da NVIDIA que meteu a hipótese em cima da mesa, mencionando a grande evolução que a Intel tem feito nas suas linhas, principalmente após o anúncio do projeto Intel Foundries.

Qual é a razão para a mudança? Bem, preço, e claro, volume. A NVIDIA está a olhar com olhos muito gulosos para a revolução do IA, e por isso, precisa de uma parceria menos complexa, menos cara, e com muita força de produção. Assim, depois de um abandono à Samsung nos últimos anos, e uma relação complicada com a TSMC que passa a vida a vender a grande maioria da sua quota de produção mais avançada a parcerias endinheiradas como a Apple, a NVIDIA vê com bons olhos uma nova parceria, que inicialmente pode não ser tão boa, mas pelos vistos tem um extremo potencial de crescimento.

Claro que tudo isto pode ser uma estratégia para meter alguma pressão em cima da TSMC, mas, muito honestamente, também seria positivo para o mercado ver algumas marcas a abandonar a TSMC, de forma a criar alguma rivalidade e concorrência no mundo dos chips. Afinal, quanto todas as marcas querem a mesma linha de produção, é natural que os preços aumentem, algo terrível para nós, os consumidores. (Isto já para não falar das tensões entre China e Taiwan!)

Entretanto, caso não saiba, a Intel está neste momento a trabalhar em vários processos de produção. Como é o exemplo dos Intel 4, Intel 3, 20A, 18A, etc… Por isso, o que não faltam são alternativas para um futuro breve.

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também