WhatsApp recebe partilha de ecrã e nome de utilizador

O WhatsApp está atualmente a trabalhar na partilha de ecrã e num sistema de nome de utilizador para os seus utilizadores. É algo visto na última versão beta da aplicação.

WhatsApp recebe partilha de ecrã e nome de utilizador

A funcionalidade de nome de utilizador, que permite aos utilizadores do WhatsApp escolherem um nome de utilizador distinto associado à sua conta está na versão beta 2.23.11.15 para Android. No futuro, os utilizadores poderão encontrar-se uns aos outros pelo seu nome de utilizador e não pelo número de telefone. Isto graças a esta funcionalidade. (Ou seja, mais uma coisa igual ao Telegram). De acordo com o WABetaInfo, as conversas iniciadas com um nome de utilizador são encriptadas ponto a ponto tal como as outras.

Entretanto quem está a testar a versão versão beta 2.23.11.19 da aplicação Android também descobriu uma nova funcionalidade de partilha de ecrã. Os utilizadores podem começar a partilhar o conteúdo dos seus ecrãs em videochamadas depois de clicarem no botão de partilha de ecrã e confirmarem.

Assim tudo o que estiver no seu ecrã será gravado e enviado para o destinatário quando optar por partilhá-lo. Tenha em atenção que esta funcionalidade pode não estar disponível em versões mais antigas do Android. Para além disso a partilha de ecrã pode não funcionar em chamadas de grandes grupos e o destinatário pode não conseguir ver o que está no seu ecrã se estiver a utilizar uma versão antiga do WhatsApp.

“Esta função está completamente sob o seu controlo. Durante a videochamada, o conteúdo do seu ecrã será transmitido continuamente, mas pode pausá-lo a qualquer momento. Além disso, só pode utilizar esta funcionalidade se concordar em partilhar a informação do seu ecrã”, afirmou o WABetaInfo.

O bloqueio de conversas é outra das novidades

Embora já possa bloquear o WhatsApp utilizando a palavra-passe / PIN do seu telemóvel ou a autenticação biométrica, o Bloqueio de Conversas é diferente. Permite-lhe bloquear conversas individuais, quer se trate de uma conversa individual com os seus entes queridos ou de uma conversa de grupo com os seus amigos.

Bloquear uma conversa irá ocultá-la da sua caixa de entrada principal do WhatsApp. É movida para uma pasta separada, bloqueada pelo PIN / palavra-passe do seu telefone ou pela autenticação biométrica. Pode abrir a pasta de conversas bloqueadas arrastando o dedo lentamente para baixo quando estiver na vista da caixa de entrada principal do WhatsApp.

A opção de bloqueio encontra-se na secção de informações de cada conversa. Entretanto as notificações de uma conversa bloqueada não mostrarão o conteúdo da mensagem para maior privacidade. Assim quando tocar nela, tem de confirmar a sua identidade utilizando a autenticação biométrica antes de poder ver a mensagem.

A Meta revelou ainda como pretende melhorar esta novidade nos próximos meses. São exemplo disso a a capacidade de bloquear conversas em dispositivos complementares e criar palavras-passe personalizadas para as suas conversas. Esta última permitirá que tenha um bloqueio separado para as suas conversas privadas no WhatsApp, diferente da palavra-passe/PIN de desbloqueio do seu dispositivo.

whatsapp, iMessage

O Chat Lock chega como parte da última versão do WhatsApp para Android e iPhone. Assim se já estiver a utilizar a versão mais recente disponível, verifique a secção Informações do chat para verificar a implementação na sua conta.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também