NVIDIA: Os jogadores deixaram de ser uma prioridade

Os últimos meses têm sido de críticas, e até de discussões acesas, à volta das mais recentes placas gráficas RTX 40 da NVIDIA.

Placas que muito honestamente, pura e simplesmente não se vendem, porque não trazem nada de novo, e estão a um preço demasiado alto para os bolsos dos consumidores. Mas acha que a NVIDIA se importa? A gigante das placas gráficas está a mudar, e como tal, o seu foco já não é o mesmo. Infelizmente, os gamers já não interessam para as ambições da NVIDIA.

NVIDIA: Os jogadores deixaram de ser uma prioridade

rtx, nvidia

Portanto, já olhou para a valorização da NVIDIA na bolsa? É incrível não é? (Link) No entanto, também é algo curioso. Afinal, como é que uma empresa que não está a vender como antigamente, pode estar a subir de valor nos mercados Internacionais? A resposta é muito simples, é o IA.

Caso não saiba, a NVIDIA está muito bem posicionada para tirar partido da nova loucura do mundo dos computadores, que claro está, é a computação orientada à Inteligência Artificial, de forma a servir de base a ferramentas como o ChatGPT, Bard, ou o Midjourney.

Feliz ou infelizmente, todos os negócios estão a saltar para o comboio do IA, e na estação, vemos toda uma claque com pompons verdes, e cartazes a dizer NVIDIA. A gigante das placas gráficas vale agora mais que 1 trilião de dólares, e na verdade, há espaço para valorizar ainda mais nos próximos tempos. (As ações subiram 25% num único dia!).

Parte da produção de placas RTX 4090 já mudou para o mundo empresarial!

A RTX 4090 foi um grande sucesso na altura do seu lançamento, mas, como é óbvio, é uma placa cara, e como tal, nunca vai ser vendida em massa.

Dessa forma, a NVIDIA já mudou parte da sua força de produção para dar origem a mais placas Hopper H100, para alimentar a procura de empresas como a Microsoft, Oracle, Amazon, OpenAI, Google, etc… Para ter ideia do porquê, enquanto a RTX 4090 é uma placa que custa menos de 2000€, a H100 custa mais de 40 mil euros.

Isto é uma mina, ou é algo passageiro?

Algumas gigantes do mundo dos computadores já começaram a apostar nos seus próprios designs, para fugir às ambições da NVIDIA e da AMD.

Porém, isto não é algo que se faça do dia para a noite, e vamos também ser muito honestos… A NVIDIA tem muitos mais anos disto, e como tal, vai com toda a certeza ser capaz de oferecer um produto superior, nos próximos 5, 10, 15 anos… Talvez sempre.

Contas!

Pois bem, enquanto as receitas nas placas gráficas GeForce RTX 30 e RTX 40 caem a pique. Visto que a NVIDIA apresentou uma perda de 38% no primeiro trimestre de 2023, na sua divisão Gaming. Tudo indica que a empresa não está de todo muito preocupada com a situação, sendo exatamente por isso que continua a lançar placas gráficas de gama média, a preços de topo de gama.

Em suma, enquanto as RTX 4060 Ti desiludem os jogadores. A NVIDIA tem agora expectativas de fazer 11 mil milhões de dólares em receita, durante o ano fiscal de 2023. Sem vender placas aos gamers. Uma subida de 64% face ao ano passado!

Infelizmente, os gamers são sempre apanhados na curva, pelos mais incríveis fenómenos do mercado. Foi o mining, foi a crise de chips, e agora, é o IA.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também