Comprou uma box Android? Estas deixam-no em perigo!

Nos últimos meses, têm surgido vários artigos na Internet que chamam a atenção para um problema com as boxes “Android TV” vendidas online que estão cheias de malware. Para além disso as pessoas são enganadas e nem se apercebem que “Android TV” não é a mesma coisa que o “Android TV OS” da Google. Agora, a Google está a dar resposta a este problema e a mostrar-lhe como pode garantir que o seu dispositivo Android TV está seguro e protegido contra estas práticas duvidosas. Dito isto, há boxes Android TV que o deixam em perigo por isso muito cuidado!

Comprou uma box Android? Estas deixam-no em perigo!

Numa publicação nos fóruns da comunidade, a Google reconhece que há televisores e boxes vendidos atualmente que são referidos como “Android TV” mas que, na realidade, utilizam o Android Open Source Project (AOSP). Para além disso a gigante dos motores de busca revela que estes dispositivos podem tecnicamente incluir aplicações Google e até a Play Store sem serem licenciados pela Google.

Apple TV@Chromecast Google TV

Para ajudar os clientes a garantir que o que estão a comprar é seguro, a Google recomenda que visite o site oficial da Android TV. Aí qualquer pessoa pode ver os produtos Android TV dos parceiros oficiais da Google. Outra coisa importante é o Play Protect, uma certificação dentro da Play Store que torna fácil ver se um dispositivo está oficialmente licenciado pela Google. A empresa indica os passos para a verificação numa página de suporte.

box android tv

Entretanto para além dos pontos apontados pela Google há outros sinais importantes. Um controlo remoto razoavelmente simples também é típico de boxes com o sistema operativo Android TV licenciadas e seguras.

Se está indeciso acerca de que modelo comprar existem quatro boas opções:

Chromecast com Google TV (4K or HD)
Nvidia Shield TV (or Pro)
Dynalink 4K streaming dongle
Xiaomi Mi Box S

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também