Atenção! Não atenda esta chamada telefónica nacional!

Numa ou noutra altura de certeza que já recebeu uma chamada de um número internacional. Dada essa característica é provável que não tenha atendido e fez muito bem. No entanto há um grande problema. Existe uma vaga crescente de chamadas perigosas e desta vez não são de números internacionais. Trata-se de uma chamada telefónica nacional e o objetivo é convencê-lo a fazer um investimento. Escusado será dizer que isto se trata de um esquema. No entanto aqui o grande problema é a chamada ser feita a partir de um número de telefone nacional. Isto leva a que muitas pessoas atendam.

Atenção! Não atenda esta chamada telefónica nacional!

No caso específico de uma das chamadas que recebemos ela veio do número 926131854. Disseram-me que tinha sido contactado porque tinha mostrado interesse num investimento e prometem-nos mundos e fundos. Claro que tudo isto termina com a vítima a fornecer os dados utilizados para os mais variados fins. Quem está do outro lado é extremamente convincente e está treinado para levar as pessoas a decidirem rapidamente ou pelo menos a revelarem os dados. De facto é tudo tão rápido que quem não estiver alerta pode acabar por revelar facilmente o que não deve.

Ou seja, o grande alerta aqui é para que tenha muito cuidado porque a questão da filtragem por números nacionais e internacionais já não se aplica. Agora qualquer número nacional se pode revelar perigoso.

Assim a única regra mágica para estar seguro é não fornecer os seus dados neste tipo de chamadas.

Este tipo de burlas não param de aumentar e em muitos casos chegam a simular números de telemóvel que não existem. Tudo é utilizado para se enganar mais pessoas. Assim tenha mesmo bastante cuidado.

Uma coisa importante que deve fazer é reportar estes números de imediato. Até o pode fazer na maioria dos casos através da app de chamadas que utiliza. Por exemplo, no caso dos smartphones Samsung Galaxy, se for à informação da chamada tem um menu em baixo onde pode bloquear o número e reportar. Ora é exatamente isso que deve fazer de imediato. Primeiro bloquear e depois reportar.

Entretanto isto acaba por funcionar ao estilo de comunidade como o Waze. Se todos participarem, todos ficam mais seguros.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também