4K é coisa do passado? Quer 8K? E que tal 16K!?

A resolução 4K ainda parece uma novidade para muito boa gente no mercado, mas a realidade é que já está mais do que massificada, e como tal, o mercado já começa a pedir coisas novas, mais evoluídas, e claro, com maiores margens.

É exatamente por isso que aos poucos começamos a ver TVs 8K a chegar às prateleiras por parte das mais variadas fabricantes, nomeadamente a partir das mãos da Samsung. Mas… e se os 8K já forem coisa do passado? Abram alas aos 16K!

4K é coisa do passado? Quer 8K? E que tal 16K!?

Portanto, no Simpósio Display Week (Los Angeles), temos uma BOE de peito feito a demonstrar todos os avanços tecnológicos que tem vindo a fazer nos últimos anos. Chegando até ao ponto de vir para as redes sociais afirmar que a melhor ideia é mesmo esquecer os 8K, para se começar a olhar para o que vem a seguir?

O que é isto? Bem, a BOE tem um painel de 110 polegadas capaz de oferecer uma incrível resolução 16K. Uma TV baseada num painel LCD com 400 nits de brilho máximo, em vez de um mais avançado OLED, QD-OLED, ou microLED.

Porquê? Bem, isto é apenas um protótipo, para a BOE demonstrar que é possível, e que tem o know-how para oferecer algo nunca antes visto no mercado.

Dito isto, quantos píxeis são 16K? Estamos a falar de 15360 * 8640, números absolutamente incríveis, que significam um painel com mais de 132 milhões de píxeis que têm de ser alimentados.

Além desta especificação incrível, temos ainda a capacidade de chegar aos 60Hz, com um contraste de 1200:1, e cobertura de 99% da gama DCI-P3.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Incrível? É o futuro? Ou temos de ter calma, e noção? É que o 4K é o padrão, mas ainda não é comum termos emissões de qualidade 4K. Seja em sinal aberto, em sinal fechado, ou até em streaming. Talvez esteja na altura de esquecer um pouco o número de píxeis, e olhar mais para outras coisas, como o bitrate.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também