A resposta é simples, tudo passa por ser um produto Apple, e a fabricante não estar para brincadeiras na sua margem de lucro, em cada unidade vendida. Especialmente quando é uma categoria completamente nova, muito limitada e exclusiva no início, e claro, com a esperança que seja um sucesso.
Assim, apesar de um custo de produção alto, a Apple está a planear chegar muito perto dos 100% na margem dos seus ainda não lançados, ou anunciados, óculos VR.
Óculos VR da Apple têm um preço exagerado. Sabe porquê?
Portanto, caso não saiba, o preço esperado deste novo produto Apple chega muito perto dos 3000 dólares. Isto porque a lista de materiais que lhe dão vida ultrapassa os 1500$ por aparelho. A Apple podia ficar por uma margem mais baixa, de 30% ou 40%, para retirar algum dinheiro, ao mesmo tempo que lançava um produto inovador, e completamente diferente daquilo que tem nas suas gamas.
Mas não, a Apple quer lançar algo diferente, e encher os bolsos desde o início do projeto.
Que especificações são estas para custar 1500$ só no lado dos componentes?
Bem, logo à partida, os custos são altos porque a Apple apenas quer lançar cerca de meio milhão de aparelhos a uma escala global. Isto implica que cada painel microLED custa cerca de 300 dólares, cada sistema de 14 câmeras custa 140 dólares, temos ainda a integração do SoC M2 e de um outro processador secundário de apoio que não sabemos o preço, bem como 12GB de RAM, SSD de 512GB, Bluetooth 5.3, etc…
Não é um preço exagerado?
Claro que sim. A própria Apple sabe disto.
Este Capacete/Óculos VR não são mais que um teste ao mercado, sendo exatamente por isso que a Apple já tem uma outra versão, menos complexa, e mais barata, pronta para 2025. Quão mais barata? Bem, vai depender do sucesso deste primeiro lançamento. Se a coisa vender que nem pãezinhos quentes a 3000€ e tal euros, o preço não vai ser muito mais baixo nas próximas iterações.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!