A memória RAM DDR5 está a subir o seu nível de performance a olhos vistos, mas a realidade é que ainda não vimos nada. Os controladores e próprios chips vão ter de ficar mais rápidos, mais frescos, e claro mais eficientes. O primeiro passo para chegar a este objetivo já está a ser feito pela Samsung, que tem novos chips de memória DDR5 DRAM a serem produzidos nas suas linhas de 12nm.
Memória RAM DDR5 vai subir de nível graças à Samsung
Portanto, a Samsung vai apostar num dos processos mais avançados para a produção de memória DRAM DDR5, o que a remete para a liderança do mercado em termos de performance, mas também de eficiência energética.
Afinal, estes novos chips baixam o consumo de energia elétrica em 23%, são capazes de oferecer um nível de performance de 7.2 Gbps, e pelos vistos, graças a novas técnicas de produção, a Samsung também é capaz de aumentar a produção em 20%. Isto significa chips mais poderosos, frescos e mais baratos de produzir.
Estes chips estão agora em validação, mas devem começar a fazer das suas no mercado já no final de 2023. Afinal, a produção em massa começa na segunda metade deste ano.
É preciso ainda salientar que a memória, seja ela NAND Flash (Para SSDs) ou DRAM (para memória RAM), vai continuar a baixar até pelo menos ao final do ano. Por isso, se está atento a este mercado, estamos numa altura incrível para fazer atualizações significativas às nossas máquinas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!