Não é de agora as guerras que existem entre China e Estados Unidos da América relativamente a métodos de espionagem utilizados de forma a obter informações secretas um do outro. E exemplo disso mesmo, foi o banimento da marca Huawei ainda pelo presidente Donald Trump em 2019. Algo que afetou imensamente a marca e que causou danos praticamente irreversíveis no mercado.
Ora, agora em 2023 a lengalenga parece repetir-se. Desta vez com a rede social Tiktok, também de origem chinesa, que começou aos poucos a ser questionada e pela primeira vez banida de um estado norte-americano. Mas do que estamos a falar, qual a razão para a app ser banida e que multas poderão apanhar as pessoas que a utilizarem?
Quatro coisas a fazer se a Internet não está a funcionar
TikTok banido dos EUA! O que é que se está a passar?
Portanto, este banimento ocorreu no estado norte-americano de Montana havendo multas para quem acabar apanhado a utilizar a App. E não é assim tão pouco como isso já que podem ir até aos 9 mil euros. O projeto de lei já teria sido aprovado em abril deste ano, mas só agora o governador Greg Gianforte assinou de forma oficial a lei.
No entanto, ao contrário do que se pensava a lei não será posta já em prática. Isto porque tem data de início para entrar em vigor apenas no dia 1 de janeiro de 2024. Para além disso, sabe-se ainda que a lei obriga a que todas as plataformas que naquele estado tenham a rede social disponível a façam desaparecer. Ou seja, possivelmente temos multas a caminho tanto para a Apple como para a Google.
Em suma, ao que parece o estado de Montana quer liderar a luta contra a o Tiktok (China) que afirma ser uma ferramenta do governo chinês para espiar cidadãos americanos. Banimento que se deverá estender a outros estados norte americanos muito em breve. Mas vamos ver o que acontece.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!