Já conduzi muitos carros em 2023, nos mais variados ambientes, das mais varaidas marcas, mas poucos foram os carros que me deixaram com um sorriso tão grande no rosto, como o Q3 da Audi.
Estamos a falar de um SUV meio desportivo, que chegou recentemente ao mercado Português, e na minha opinião, preenche de forma quase perfeita o espaço que existia entre o Q2 que já testámos na versão a diesel e o Q4 que também já testámos em todas as suas versões.
Vamos por partes?
(Análise) Audi Q3: Um meio-termo incrível!
Portanto, meio-termo porquê? Isto tem alguma conotação negativa? Nem por isso, para explicar a coisa de forma muito simples, para mim o Q3 é um meio-termo, porque não é tão Premium e exclusivo quanto o mais caro e bem equipado Q4 e-Tron, nem é tão simples e básica como o Q2, que é na realidade o A3 dos SUVs nas gamas da Audi.
Além disso, é muito mais bem desenhado que qualquer um destes veículos. Aliás, é muito provavelmente um dos carros mais bonitos que o grupo VW tem para oferecer neste momento. Pessoalmente, fiquei apaixonado a partir do momento em que o vi pela primeira vez no mercado de imprensa, um amor que apenas cresceu durante estes 4 dias de teste.
Design
De forma muito resumida, o Audi Q3 é uma espécie de mini-Q8, sendo exatamente por isso que é tão bem desenhado e construído. Apesar de compacto, é um SUV capaz de oferecer todos os pontos-chave que os seus irmãos “mais velhos” também são capazes de meter em cima da mesa.
Isto é especialmente importante no campo das motorizações, porque temos boas opções, incluindo uma alternativa Plug-In Hybrid TFSIe, que foi a versão cedida para teste. Mas o que vai sempre saltar à vista é mesmo o aspeto do carro. O Audi Q3 parece zangado, parece convencido, parece um carro digno de ter os 4 aros da fabricante Alemã mais focada no mercado Premium. É um automóvel que salta à vista, mesmo não sendo de todo um carro extremamente caro ou super premium.
Quanto ao espaço interior, apesar de ser mais pequeno que um Q4 ou Q8, o que não falta é espaços e espacinhos para meter coisinhas à sua vontade.
Condução no dia-a-dia
Uma excelente experiência! É um Audi a sério, algo que nem sempre podemos dizer nos modelos A1, A3 e Q2.
Na motorização plug-in, temos um carro ágil, mas com muita dinâmica. É um pequeno foguete na autoestrada, e é também extremamente ágil em cidade, graças ao seu motor elétrico. É aquele tipo de carro, que no semáforo, vai facilmente bater 95% dos automóveis em cima da mesma linha, caso tenha de ir rapidamente para a saída mais à direita, mas já se tinha enganado na faixa de rodagem.
Toda esta experiência é complementada com muita tecnologia focada na segurança, e… Isto é tão esquecido, mas é tão importante… Botões físicos, e rodinhas para escolher a força da ventilação, temperatura e volume do rádio. É o regresso triunfante dos botões nos carros VW!
Os consumos vão depender muito do seu pé, este Q3 tanto é capaz de fazer consumos de 2L aos 100 graças à sua componente elétrica (45 quilómetros puramente elétricos), como é também capaz de chegar aos 8~9L, se quiser ligar o modo desportivo e puxar pelo “menino”.
Conclusão
Em suma, desde que troquei de carro há coisa de 2 anos, que não tenho ficado triste quando devolvo um carro de teste. Bem, depois de dizer adeus ao Q3, posso dizer que estou um bocado. Nem sou o maior fã de SUVs do planeta, mas por este, trocava de carro sem grandes lágrimas a cair-me do rosto.
Quanto ao preço, na sua versão base, começa nos 44.5 mil euros. Um preço significativo, mas interessante para o carro em si.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!