Windows 11: já viu a referência escondida ao Windows 8?

É verdade que o Windows 11 já representa a melhor opção ao nível da produtividade e jogos. No entanto ainda está longe de ser algo a que se possa chamar um sistema operativo com um design consistente. Dito isto, apesar do novo visual do Windows 11, o sistema operativo mantém alguns vestígios ultrapassados de versões anteriores, neste caso uma referência ao Windows 8.

Windows 11: já viu a referência escondida ao Windows 8?

Num caso bizarro de design inconsistente, o Windows 11 ainda faz referência ao ‘Search Charm’ do Windows 8 quando os utilizadores tentam mudar de uma conta Microsoft para uma conta local. O ecrã abaixo aparece quando os utilizadores tentam fazer esta alteração e a encriptação do dispositivo está ativada como revela o site WindowsLatest.

Era uma funcionalidade exclusiva do Windows 8 que já não está presente nas versões atuais do Windows. No entanto, as instruções para efetuar a cópia de segurança de uma chave de recuperação no processo “Mudar para uma conta local” continuam a aconselhar os utilizadores a “utilizar este sistema para para procurar ‘encriptação do dispositivo'”.

Se nunca utilizou este sistema saiba que foi uma adição bastante interessante ao sistema operativo, pelo menos nos tablets. No Windows 8, bastava deslizar o dedo a partir do lado direito do ecrã para ativar a Charms Bar do Windows 8. Dito isto continha um conjunto de funcionalidades, como a barra de pesquisa, as Definições, os Dispositivos e o botão Start Screen.

Embora o Windows 11 tenha modernizado muitos elementos, incluindo a substituição de ícones da era do Windows 95, é surpreendente encontrar um lapso tão evidente.

Existem problemas semelhantes de consistência de design no sistema operativo. Por exemplo, se utiliza frequentemente a aplicação Definições do Windows, terá reparado em referências a “Definições do PC”, um termo anteriormente utilizado no Windows 8.

Esta questão sublinha a importância de auditorias de design abrangentes durante o desenvolvimento e as atualizações de software. À medida que a Microsoft continua a avançar com novas versões e funcionalidades, tem também de garantir a remoção ou modificação de instruções e referências desatualizadas, que podem causar confusão aos utilizadores.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também