Na semana passada, a Microsoft lançou as atualizações Patch Tuesday para o Windows 10 (KB5026361), Windows 11 (KB5026372) e Servidores. A atualização do Windows 11 (KB5026372), no entanto, está a causar vários problemas nos computadores. Para começar muitos utilizadores relatam que a própria atualização não está a ser instalada. Normalmente, os utilizadores afetados relatam dois códigos de erro que acompanham as falhas de instalação. Estes são 0x800f081f e 80070002, embora um utilizador no Feedback Hub também tenha adicionado o erro “8007054F” à lista.
Nova Atualização do Windows 11 causa problemas nos PCs
O 0x800f081f é aparentemente um problema do Deployment Image Servicing and Management (DISM) e parece estar a acontecer a mais pessoas. Entretanto, o segundo erro mais comum parece ser o código 80070002. 9 pessoas relataram esta situação.
Para além disso num tópico do Reddit sobre a atualização KB5026372, os utilizadores relataram que a Microsoft reintroduziu uma aplicação de Segurança avariada em que metade das coisas não funciona. Inclusivamente a deteção de TPM e as definições de isolamento do núcleo continuam a dar problemas, tal como têm estado durante meses!
Outro problema bastante comum parece estar relacionado com a VPN, onde os utilizadores afetados dizem que o protocolo Layer 2 Tunneling Protocol (L2TP)/ IPSec (Internet Protocol Security) foi afetado pelo último Patch Tuesday.
Como se isto ainda não bastasse os utilizadores dizem que o problema da degradação da velocidade do SSD ainda se mantém.
Na pesquisa comece a escrever atualizações. Entretanto do lado esquerdo escolha a opção Ver o Histórico de atualizações e do lado direito clique em Abrir.
Entretanto na nova janela temos de dar um clique na opção desinstalar aplicações.
A seguir é só encontrarmos a última atualização, darmos um clique por cima dela com o botão direito do rato e escolhermos desinstalar. Ela será removida e já não deverá dar mais problemas.
No entanto antes de reverter uma aplicação é preciso olhar para algumas coisas. Por exemplo, convém ter a certeza que foi mesmo a atualização a causar o problema.
Como verificar se uma atualização pode estar com problemas?
Neste caso o Google pode ser o melhor amigo. As atualizações têm sempre um nome de código, como pode ser visto na janela acima. Imaginemos que se trata da KB2899375. Se procurarmos na Google por esse nome de código vamos conseguir ter um feedback quase imediato se há algo errado ou não. É que quando há problemas num update a Internet enche-se de comentários nos próprios fóruns da Microsoft e também no Reddit. Isto já para não falar dos fóruns da especialidade. Assim se fizer uma pesquisa e encontrar publicações de utilizadores zangados já sabe que o problema está de facto no update. Caso contrário pode tratar-se apenas de uma coincidência.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!