Já muito falámos da BMW e das suas subscrições mensais ou anuais, para ter acesso a várias funcionalidades já presentes nos seus veÃculos, como é o caso do volante aquecido, ou assistentes de condução. Acha que isso mudou alguma coisa? Óbvio que não! Aliás, a prática parece estar a ficar cada vez mais comum, com mais fabricantes interessadas em bloquear algumas funcionalidades ou extras, já existentes nos seus veÃculos, através de subscrições.
O mais recente caso é o da Mercedes, que vê uma autêntica mina de ouro nesta prática, especialmente na sua nova, mas popular gama de veÃculos elétricos. Porém, não apenas as marcas Premium a olhar para este “novo mercado” com cara de Tio Patinhas. A coisa está mesmo grave.
Fabricantes Automóveis querem mais dinheiro!
Portanto, as fabricantes automóveis querem fazer muitos e bons milhões de euros, ao pedir dinheiro por funcionalidades que não são crÃticas, mas são apelativas para os consumidores. Funcionalidade que na realidade até já existem, e sempre existiram no seu veÃculo.
Como é óbvio, a grande maioria dos condutores não está a gostar da ideia, e ainda bem. Ainda assim, a aposta das fabricantes não termina por causa disso. A Mercedes está a mudar a sua estratégia, ao baixar preços até encontrar o “ponto ótimo”. Ou seja, o ponto em que os consumidores poderão começar a pagar pelas coisas que já pagaram na altura em que levaram o seu carro para casa.
De forma muito resumida, enquanto a BMW anda a pedir dinheiro por bancos ou volante aquecidos, máximos automáticos, etc… A Mercedes está a tentar pedir dinheiro pelo desbloqueio da performance máxima dos seus veÃculos.
Volto a repetir, se os veÃculos chegassem à s mãos um pouco mais baratos, e depois as fabricantes pedissem dinheiro pela ativação das funcionalidades. Continuaria a ser mau, mas seria menos mau. O que está a acontecer aqui é, as fabricantes estão a pedir dinheiro extra, para funcionalidades já existentes, em carros que custam mais de 100 mil euros.
No caso da Mercedes, quem quiser a performance máxima do EQE 350, tem de pagar qualquer coisa como 60€ mensalmente, ou 600€ anualmente. Se por ventura tiver um EQE 450, os valores sobem para 90€ mensalmente, ou 900€ anuais. Se quiser paga apenas uma única vez, pode fazê-lo por 2000€ para um EQE ou 3000€ por um EQS. Volto a salientar, 2000~3000€ por aquilo que é uma atualização de software. Ou um simples botão no computador de manutenção da marca.
Dito tudo isto, apesar dos sucessivos “Não” dos condutores. As grandes fabricantes como a GM, Stellantis, Ford, etc… Continuam a olhar para este novo mercado como uma autêntica mina de ouro. Estamos a falar de “potenciais” cerca de 20 mil milhões de euros anuais.
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