Lembro-me, em 2016, de precisar de um novo portĂĄtil para a faculdade e pensar que ter um MacBook Pro comigo seria simplesmente incrĂvel, porque… Bem… Como nĂŁo? Felizmente, consegui convencer os meus pais, e lĂĄ levei para casa um modelo baseado no ‘refresh’ da altura.
Essa mĂĄquina foi cara, na realidade muito cara ao custar cerca de 1500âŹ, um valor quase incompreensĂvel para as especificaçÔes que trazia consigo (Intel Core i5 (dual core), 8GB de RAM e SSD de 512GB). Mas, foi uma mĂĄquina que cumpriu o seu trabalho durante 4 anos, e ainda fui capaz de a vender a 900⏠na altura do COVID.
Mas, se 1500⏠era muito em 2016, 2300~2400⏠pelo novo MacBook Pro é um puro e simples exagero. Sendo uma das razÔes mais fortes pela qual o portåtil não vende.
Ăbvio que a Apple pode culpar a crise econĂłmica, a falta de procura, etc… Mas o MacBook nĂŁo Ă© o iPhone, e por isso mesmo, nĂŁo vai vender a qualquer preço. AliĂĄs, começo a achar que a Apple estĂĄ a seguir o mesmo exato caminho com o iPhone, com sucessivos encarecimentos sĂł porque sim. Algo que vai eventualmente correr mal.
Pois bem, ao que tudo indica, devido Ă s fracas vendas dos portĂĄteis MacBook em 2023, a Apple estĂĄ neste momento a considerar mudar alguns planos de desenvolvimento. Ao que tudo indica, os planos para mudar os ecrĂŁs miniLED para OLED Gen 8, estĂŁo agora a ser postos em causa.
Apple quer desistir do OLED no MacBook. PorquĂȘ?
Portanto, caso não saiba, a Apple tem planos para mudar todos os seus portåteis para tecnologias mais eficientes, onde claro estå, o OLED é obviamente importante. Porém, como os portåteis não se estão a vender, por razÔes que jå referimos, a Apple parece que meio quer castigar a sua gama. (Queda de ~30% relativamente a 2022)
Não me parece que limitar o desenvolvimento da tecnologia seja a solução para o que quer que seja. O MacBook nunca foi uma måquina barata, mas neste momento, o preço é um exagero. Especialmente porque muito daquilo que entra em qualquer MacBook, é de design ou produção Apple.
Qual Ă© a razĂŁo para este ‘castigo’?
Bem, enquanto ecrãs OLED para smartphones e tablets são fåceis de arranjar, porque o OLED é o padrão destes mercados. Para portåteis as coisas não são ainda bem assim. Tanto a LG como a Samsung ainda não estão a produzir painéis OLED em massa, nestas dimensÔes, especialmente dentro das tecnologias mais recentes, como é o OLED Gen8.
Em suma, a LG e Samsung nĂŁo estĂŁo muito confiantes naquilo que a Apple quer fazer quanto ao nĂșmero de encomendas, e por isso, estĂŁo com medo de investir em novas linhas de produção, ou aumento da produção nas linhas jĂĄ existentes.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!