A Netflix tem lançado durante os últimos tempos vários documentários sobre os mais diversos assuntos. Parece que isto é mesmo algo em que a plataforma quer apostar ao máximo e até tem minimamente resultado. Pelo menos é isso que indicam os níveis de sucesso destes projetos. No entanto, a verdade é que nem tudo é um mar de rosas e a plataforma tem neste preciso momento um grande problema em mãos. Tudo devido à série “Rainha Cleópatra” e ao facto de como a personagem principal foi descrita no projeto.
Assim sendo, o próprio Egito já mostrou o seu descontentamento relativamente a tudo o que aconteceu aqui. E afirma que a etnia da rainha Cleópatra está mal representada e exige uma explicação plausível. Algo que a Netflix até já fez mas continua sem haver qualquer tipo de consenso.
Dia 12 de Maio a Netflix vai abaixo! Sabe porquê?
Netflix está em “guerra” com o Egito por causa desta série!
Portanto, se por acaso tem assistido a vários tipos de projetos lançados durante os últimos anos no Streaming e nos cinemas mundiais possivelmente deverá ter reparado que temos tido cada vez mais a inclusão de pessoas negras nos papéis principais. Um passo importante na luta contra o racismo e que veio até dar uma lufada de ar fresco ao mundo do cinema.
No entanto, a verdade é que desta vez isso não correu assim tão bem com a Netflix. Uma vez que representaram a rainha Cleópatra como sendo negra, quando na verdade no Egito ela sempre foi caracterizada como sendo branca. Algo que muitos apontam como um atentado à história do país e uma falta de respeito para com uma das figuras mais históricas em todo o mundo.
Dito isto, os representantes do Egito têm-se expressado mais através da rede social Twitter onde muitos até fazem questão de relembrar que a Cleópatra era e continua a ser representada nas estátuas como sendo uma “mulher de pele clara, lábios finos e nariz angular”. Por outro lado temos a Netflix a afirmar que fizeram questão de frisar no projeto que a Cleópatra tem origens Macedónicas e Gregas mas que estudos mais recentes indicam que afinal esta figura poderia ter outras origens. Isto porque a identidade da sua mãe e da sua avó são completamente desconhecidas.
Em suma, não sabemos realmente como se irá desenrolar este braço de ferro entre Egito e Netflix uma vez que ambos defendem factos diferentes e nenhum dos lados nos parece errado. Mas vamos ver como acaba.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!