O WhatsApp é uma das melhores aplicações de mensagens e se o utiliza, há algumas coisas que deve fazer para tomar para proteger a sua segurança e privacidade. Isto para além da encriptação de ponta a ponta incorporada no WhatsApp e que vem ativada por predefinição. A encriptação garante que as suas mensagens só se abrem no telemóvel do destinatário. O mesmo se aplica às chamadas de voz e às chamadas de vídeo, ambas encriptadas. No entanto há outas questões importantes. Assim faça estas alterações para não ficar sem conta no WhatsApp!
Ative a opção “mensagens que desaparecem” para conversas sensíveis
Apesar de o WhatsApp encriptar todas as conversas por predefinição, por vezes também quer ter a certeza de que não existe uma cópia da sua conversa. Isto ajuda a garantir que, mesmo que o seu dispositivo ou o dispositivo do destinatário caia em más mãos, ninguém vai ler o que não deve.
A funcionalidade de mensagens desaparecidas do WhatsApp garante que as mensagens trocadas são automaticamente eliminadas para todos após um período específico.
Assim para ativar as mensagens temporárias numa determinada conversa, toque no nome do contacto na parte superior e selecione Mensagens temporárias. De seguida, escolha um período após o qual uma mensagem será eliminada.
Ative as notificações de alteração do código de segurança
No WhatsApp, pode verificar se as suas conversas estão encriptadas ponto a ponto utilizando códigos de segurança. No ecrã de informações de contacto, pode ver estes códigos como um código QR ou um número de 60 dígitos.
Quando um novo telemóvel ou computador portátil acede a uma conversa existente, é gerado um novo código de segurança para ambos os telemóveis. E o WhatsApp pode enviar uma notificação quando o código de segurança for alterado. Desta forma, pode verificar a encriptação com o seu amigo garantindo a sua segurança.
Assim para ativar esta função vá a WhatsApp, depois a definições, conta e notificações de segurança. Depois de carregar nesta função carregue em mostrar notificações de segurança neste dispositivo. Isto é algo realmente importante.
Ative a verificação em dois passos
Dito isto, o que necessita de fazer é carregar nos três pontos no canto superior direito e escolher definições.
Depois tem de ir a conta e posteriormente escolher verificação de dois passos. Aí deve carregar em Ativar.
Depois terá de digitar o código PIN de seis dígitos. É pedido quando registar o seu número de telemóvel no WhatsApp. Depois terá de voltar a introduzir o código que escolher para confirmar.
Posteriormente será também necessário indicar um endereço de email para poder repor o seu PIN caso se esqueça dele.
Depois de fazer esses passos a verificação de dois passos estará ativada.
Bloqueie o WhatsApp com impressão digital ou verificação facial
Outra opção importante é bloquear o acesso à aplicação com impressão digital e reconhecimento facial. No entanto o único senão é que esta funcionalidade só está disponível em telemóveis que suportem este sistema.
Entretanto para isso vá a definições e depois a privacidade. Mais para o fim da lista ative a função bloqueio por impressão digital.
Assim com todas estas alterações não corre o risco de ficar sem conta no WhatsApp. Como tal vale mesmo a pena.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!