Finanças: se não recebeu este aviso tenha muito cuidado!

Normalmente somos notificados por correio eletrónico e não só quando existe alguma informação importante por parte das finanças. No entanto por erros de sistema que são alheios ao utilizador, ou por alguns dados não estarem bem preenchidos, nem sempre recebemos estas informações. O problema é que quando não recebemos o aviso das finanças normalmente não nos lembramos de pagar o que devemos. E depois somos nós que acabamos por pagar multas e custos adicionais. Várias pessoas se queixaram de não terem recebido este aviso por parte das finanças por isso vamos dizer-lhe o que tem de fazer para consultar o valor a pagar.

Finanças: se não recebeu este aviso tenha muito cuidado!

Algumas pessoas tentam justificar a falta de pagamento pelo facto de não terem sido notificadas. No entanto a verdade é que para a autoridade tributária isto não é uma justificação válida para falhar o prazo de pagamento. Pode consultar tudo no site das finanças.

No caso concreto do IMI tem de pagar até ao dia 31 de Maio. Mesmo sem qualquer notificação. Isto porque é uma informação que está disponível no site das finanças.

finanças aviso

Se não sabe quanto terá de pagar de IMI não se preocupe porque é muito fácil aceder a esta informação.

A primeira coisa que tem de fazer é seguir esta ligação para ir para o portal das finanças.

Depois vá até à minha área. A seguir escolha posição integrada. Depois selecione IMI e documentos de cobrança. Depois para finalizar o processo é só escolher selecionar nota de cobrança ou emitir uma segunda via da nota de cobrança.

Entretanto a partir desse momento já poderá fazer o pagamento.

Para que não lhe escape nada e facilitar alguns processos as finanças têm duas apps que podem dar uma grande ajuda.

Saber se o reembolso está a caminho

Há uma forma de se saber se ele está a caminho ou não. Curiosamente esta forma consiste numa app oficial das finanças que existe tanto para iPhone como para smartphones Android e funciona realmente bem. A aplicação é muito intuitiva e foi mesmo desenvolvida para isto. Assim chama-se Situação Fiscal – Pagamento e com ela vai saber como está a situação dos reembolsos.

IRS reembolso, finanças duas apps Mas esta app não permite apenas verificar a situação do reembolso do IRS. De facto pode também pagar impostos desta forma e consultar os seus dados.

Depois de instalar a app e para verificar o estado do seu reembolso só tem de verificar a secção situação fiscal, pagamentos.

IRS reembolso

Claro que para ter acesso a isto e tal como faria no portal das finanças tem de colocar o seu número de identificação fiscal e também a palavra-passe de acesso ao portal das funções.

Para Android está disponível aqui. Já para iPhone pode encontrar na App Store.

Emitir recibos e faturas

Para facilitar todo este processo de recibos e faturas a Autoridade Tributária e Aduaneira resolveu apostar noutra forma de emitir recibos, faturas e faturas recibo. Tudo através do seu smartphone e de uma forma muito simples. Isto tanto no caso do iPhone como de um smartphone Android.

Como refere as finanças a app tem como objetivo simplificar o cumprimento das obrigações fiscais dos contribuintes que exercem uma atividade profissional por conta própria sem contabilidade organizada.

A aplicação ATGo destina-se a trabalhadores independentes e permite realizar várias funções. Assim é possível emitir e consultar recibos, faturas e faturas-recibo, consultar os dados da atividade profissional registados na AT, visualizar estatísticas com os principais indicadores da atividade, analisar a evolução dos rendimentos.

De facto temos acesso a uma interação simplificada e o melhor de tudo é que quando precisarmos de passar recibos ou faturas apenas temos de abrir a app.

Embora esta aplicação não seja nova a verdade é que tem vindo a ser constantemente melhorada para acabar com bugs que foram sendo reportados ao longo do tempo. Neste momento tudo funciona bem e isto acelera muito o processo.

Claro que para quem o faz exclusivamente no computador nada muda. Assim continua a utilizar o site das finanças e a dirigir-se exatamente à mesma secção onde ia antes. A ideia aqui é tornar a utilização mais simples ao nível das apps para dispositivos móveis.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também