Como temos vindo a dizer, comprar memória, seja RAM, ou mais focada no armazenamento, está a ficar cada vez mais barato a cada dia que corre. Aliás, eu próprio comprei um cartão SD de 512GB na semana passada, da gama mais alta da Samsung, a 39€. Incrível.
Mas, hoje vamos focar-nos na memória RAM, especialmente a DDR5, e claro, o armazenamento SSD. Afinal de contas, segundo tudo o que tem chegado a público, tudo vai continuar a ficar mais barato, até pelo menos Dezembro. Em 2024, é provável que os cortes de produção das grandes fabricantes comecem a ter algum impacto nos preços.
RAM e SSD: Preços vão continuar a baixar até ao final do ano
Portanto, no passado mês de Março, ficámos a saber que a indústria da produção de chips DRAM e NAND Flash, estava mesmo a passar um mau bocado, o pior desde 2008, com procura muito abaixo ao stock existente de produto. Mas, honestamente, nem nós estávamos à espera deste resultado. As quedas de preço têm sido muito significativas, e ao que tudo indica, os preços vão baixar ainda mais nos próximos meses.
Dito isto, ao que tudo indica, até Junho, vamos ver quedas de preço realmente significativas, com um início do equilibrio a começar a aparecer algures na segunda metade do ano. Altura em que a Micron, SK Hynix e Samsung, já afirmaram ser o tempo da retoma, graças a uma nova procura por novas indústrias, especialmente a de IA.
Em suma, em termos mais práticos, é fácil dizer que vamos ver quedas entre os 15 e 20%, em vários segmentos de mercado nos próximos tempos. Precisa de memória ou de armazenamento? Fique muito atento aos preços!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!