Alerta vermelho para utilizadores do Chrome! Cuidado!

Tenha mesmo muito cuidado. Foi lançado um alerta vermelho contra uma nova ameaça que está apontada contra todos aqueles que utilizam o Google Chrome para navegar na Internet ou verificarem os emails. Na prática os utilizadores do browser da Google estão agora a receber uma mensagem de erro com um alerta para uma atualização que na verdade é enviada por criminosos para distribuírem malware.

Alerta vermelho para utilizadores do Chrome! Cuidado!

Esta descoberta parte da empresa Trend Micro. Para piorar as coisas este ataque está operacional desde Fevereiro deste ano

Esta ameaça entra em ação quando os utilizadores visitam um site web “comprometido” infetado por um código malicioso.

Quando uma pessoa visita esse site, aparece uma falsa mensagem de erro do Google Chrome, pedindo-lhe para descarregar imediatamente uma atualização que, alegadamente, irá corrigir o problema de segurança.

Quando os utilizadores clicam nessa hiperligação, acabam por descarregar um ficheiro ZIP que contém um sistema que vai aproveitar o poder de processamento do seu computador para extrair criptomoedas para os atacantes.

Trata-se de um problema grave. Isto porque assim que for infetado é provável que o seu dispositivo abrande e deixe de responder devido ao facto de o malware consumir demasiada energia.

Os especialistas alertaram para o facto de o vírus também poder roubar informações sensíveis dos computadores portáteis. São exemplo disso, credenciais de início de sessão e dados financeiros, colocando em risco informações pessoais e financeiras.

chrome

Além de causar estragos num dispositivo, este malware também pode tornar os computadores mais suscetíveis a outros ataques. Por exemplo alterando as definições do sistema e enfraquecendo as medidas de segurança.

Mas como é que se pode proteger?

Para evitar cair na armadilha os especialistas deram recomendações que tem mesmo de seguir.

Tenha sempre cuidado ao descarregar qualquer coisa de fontes desconhecidas e descarregue apenas software de sites de confiança.

Entretanto certifique-se de que o seu sistema operativo, quer seja Windows ou Mac, e o seu software estão atualizados com as últimas atualizações de segurança. Para os utilizadores do Google Chrome, utilize a funcionalidade de atualização incorporada clicando em Ajuda e selecionando Acerca do Chrome.

Para além disso os especialistas aconselham que se mantenha informado sobre as ameaças mais recentes, bem como sobre as melhores práticas para se proteger.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também