Caso não saiba, a consola portátil da ASUS, a ROG Ally, apareceu várias vezes na Internet tendo como base o APU 7840U, em vez de um dos dois processadores especiais Z1 e Z1 Extreme, que foram entretanto anunciados pela gigante AMD. O que até faz algum sentido, visto que estes processadores são extremamente similares.
Mas se são assim tão parecidos, porque a diferenciação nos nomes? Pois bem, a AMD explica!
AMD Ryzen Z1 ou AMD 7040U? Qual é a diferença?
Portanto, apesar de muito similares, nomeadamente quando metemos o Ryzen 7 7840U ao lado do Ryzen Z1 Extreme, existem algumas diferenças no lado dos Ryzen Z1. Mais concretamente na forma como estes processadores consomem energia, e também no custo de produção destes.
Ou seja, enquanto os APUs são pensados para tudo e mais alguma coisa, como qualquer outro processador Ryzen, os Z1 foram modificados ligeiramente para ‘encaixarem’ um pouco melhor naquilo que é uma consola portátil. Ou seja, temos voltagens diferentes, temos níveis de consumo diferentes, e por isso, níveis de performance também eles diferentes. (Segundo a ASUS, os SoC Z1 e Z1 Extreme, andam entre 9 e 30W de TDP). Curiosamente, o motor AMD Ryzen AI também está desligado nos processadores Z1, devido ao seu custo energético.
Sim, as arquiteturas são exatamente as mesmas, os núcleos no lado do CPU e GPU também. Porém, no final do dia, a performance pode ser significativamente diferente. Isto também significa que os processadores Z1 são um pouco mais baratos face aos APUs Ryzen 7040U.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!