Como temos vindo a comentar, existe mais que um tipo de radar no terreno, por isso, se é um daqueles condutores que trava antes da zona assinalada, bem, temos más notícias para si. Essa estratégia tem os dias contados.
Dito tido isto, pelo menos por enquanto, ainda só temos radares de velocidade instantânea e média, em Portugal. Porém, caso não saiba, existe um outro tipo de sistema que pode estar a caminho das estradas Portugueses, o Radar em Cascata. Conhece?
Já existe um sistema capaz de apanhar quem quer enganar todo o radar!
Portanto, além dos radares já mencionados aqui, existe um outro sistema a ganhar alguma popularidade na Europa, denominado de Radar em Cascata.
O que é isto? Bem, de forma muito resumida, é um sistema pensado para apanhar os condutores que travam antes da zona de ação de um sistema convencional de medição de velocidade. É, na sua base, o uso de dois ou mais radares, dentro de uma zona específica, para fazer um controlo mais rigoroso da velocidade. Isto porque temos vários condutores que sabem onde estão a ser feitos os controlos, e estão em transgressão em todo o seu percurso, menos naquele ponto.
Pois bem, os sistema em cascata consistem num radar móvel montado após, ou antes, do aparelho fixo. Por vezes até nos dois pontos. Ou seja, a ideia é montar mais que um radar, no mesmo local, para apanhar a verdadeira forma de condução do condutor.
Dito isto, como dissemos várias vezes, a velocidade captada não é a velocidade real do veículo.
Ou seja, hoje em dia, um aparelho responsável pela medição da velocidade tem uma margem de erro de mais ou menos 7km/h em estradas cuja velocidade máxima é inferior a 100km/h. Neste caso, se o limite for de 50 km/h, apenas será apanhado acima dos 57 km/h. Entretanto, se a velocidade for superior a 100 km/h, é aplicada uma margem de erro de 7% em vez de 7 km/h.
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