(Ensaio) Renault Mégane E-Tech 100% Elétrico: O que vale?

Na Leak.pt, temos vindo a dizer que a Volvo é uma das fabricantes automóveis mais interessantes no meio de toda a revolução elétrica, mas, é inegável que também temos de olhar para a Renault, uma fabricante que no meio de vários propostas eletrificadas interessantes, algumas das mais populares do mercado (Spring e Zoe) está também a mudar a forma como desenvolve, e vende, automóveis a nível Global.

A Renault já não é aquela fabricante que fazia carros bons e baratos. É muito mais que isso. Os melhores exemplos da mudança estão no muito recentemente lançado Austral, e também no Mégane 100% elétrico. Vamos falar do segundo nesta review, e mais tarde do primeiro, que já tivemos a oportunidade de testar por duas vezes em 2023.

(Ensaio) Renault Mégane E-Tech 100% Elétrico: O que vale?

Portanto, o Renault Mégane é um dos automóveis mais populares nas estradas Portuguesas, já tendo passado por várias gerações desde o seu lançamento original em 1995.

Por isso, apesar da decisão de várias outras marcas, no uso de nomes completamente diferentes para os seus carros elétricos de referência, é uma boa ideia adotar este nome, agora com a descrição E-Tech 100% Eletric. Porém, é também preciso ter em conta que o Mégane 100% elétrico, é muito diferente dos outros Méganes baseados em motores a combustão. Aliás, o próprio veículo não parece ser um Renault normal, sendo um carro muito mais premium, mais bonito, mais vistoso, e mais imponente.

Ou seja, ao utilizar o mesmo nome do antigamente, a Renault mata dois coelhos com uma cajadada só. Mantém um nome popular, e mostra o seu objetivo para o futuro elétrico, que passa por oferecer carros mais bonitos, mais bem equipados, e bem mais Premium.

Especificações Técnicas

  • Nome: RENAULT MÉGANE E-TECH ELECTRIC EV60
  • Potência: 160 kW (218cv) – 300Nm
  • Bateria: 60kWh
  • Dimensões: 4,21 m x 1,78 m x 1,50 m // Entre eixos 2,70 m // Bagageira 440L
  • Peso: 1624 kg
  • Rodas: 215/45 R20
  • Velocidade Máxima: ~160 km/h / 0-100 km/h em 7.4s
  • Carregamento: 130kW (DC): 33min // 22kW (AC): 2h30min

Design

Este é um dos pontos mais fortes deste Renault, porque verdade seja dita, é um automóvel que salta imediatamente à vista de qualquer pessoa, esteja o veículo parado ou em movimento. Isto é curioso, porque a filosofia de design deste Mégane E-Tech segue a mesma linha de design de tantas outras fabricantes, ao ser um SUV, mas ao mesmo tempo, um hatchback.

É enorme, mas não parece ser durante a prática da condução, o que claro está, é o que se quer. Nas fotos é bonito, mas é ao vivo que o impacto é total.

Entretanto, o interior grita uma Renault muito mais focada no segmento premium, com painéis bem desenhados, e bem construídos. Temos tecnologia um pouco por todo o lado, logo a começar no ecrã à frente do condutor, e claro, o painel central, ambos de grandes dimensões. Tudo é baseado no SO Google Automative, e ainda bem, porque é um dos softwares que mais gosto no mundo automóvel.

Até o volante está super equipado, com funções para tudo e mais alguma coisa. Porém, ainda não vai ser desta que vou perceber o controlo de volume do sistema de entretenimento dos carros Renault, que prefere usar a “roda” para mudar de faixa, em vez de controlar o volume. É uma das coisas estranhas dos carros Franceses, as coisas mais simples têm de ser diferentes.

Em suma, o design interior é mais complexo que o normal, devido à enorme quantidade de equipamento e tecnologia que temos ao nosso dispor, mas tudo funciona bem, sendo fácil de perceber até para o utilizador mais leigo.

Espaço?

Temos um porta bagagens de 440L, um dos maiores da classes do Renault Mégane, que além deste espaço, conta com outros 22L debaixo de uma cobertura, que normalmente utilizamos para guardar os cabos de carregamento. Curiosamente, além de amplo, este porta bagagens é também fundo. Quer levar uma bicicleta elétrica consigo? Bem, força, até cabem duas!

Desempenho e Condução

Temos aqui uma plataforma velha e nova ao mesmo tempo (CMF-EV). Visto que pega em algumas partes em utilização nos modelos a combustão, mas depois adapta muita outra coisa para a nova realidade elétrica. O que significa isto na prática da condução? Bem, o Mégane elétrico não é de todo um carro desportivo, nem super dinâmico.

É um carro que se sente pesado, o que não é de todo negativo, porque é também um carro extremamente confortável, estável, e claro, graças à componente elétrica, muito ágil em qualquer ambiente em que esteja inserido.

Como é normal, em ensaios, tentamos sempre descobrir onde está o limite de qualquer carro. Dito isto, puxar por este Mégane é estranho, porque ele não quer ser puxado, ele quer estar confortável, quer estar focado, e quer cumprir a sua missão. É um carro seguro, silencioso e ágil, mais pensado para famílias, e menos para quem acelerar.

Quanto à autonomia, temos médias muito interessantes, mesmo com uma condução mais dinâmica, o que claro está, significa que é perfeitamente possível chegar pertos dos números que a Renault promete (~450kms).

Conclusão

O Renault Mégane E-Tech 100% Elétrico é inegavelmente um automóvel interessante, e até irreverente. Está munido de tecnologia até à ponta dos cabelos, e garante aquilo que a grande maioria dos consumidores quer encontrar num veículo moderno.

Dito isto, o Mégane E-Tech começa a nos 44850 mil euros na sua versão base Techno EV60.

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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