Nova imagem mostra a Terra com um detalhe incrível!

O mais recente satélite de monitorização meteorológica da Agência Espacial Europeia, o Meteosat Third Generation Imager-1 (MTG-I1), disponibilizou uma nova imagem da Terra com um detalhe incrível. O satélite foi colocado em órbita geoestacionária a 22 000 milhas acima do equador terrestre em dezembro de 2022, utilizando o foguetão Ariane 5.

Nova imagem mostra a Terra com um detalhe incrível!

O satélite foi concebido para monitorizar as condições meteorológicas nas regiões da Europa e de África. Entretanto captou a primeira imagem da Terra a 18 de Março de 2023. A imagem mostra grande parte da Europa do Norte e Ocidental. Também a Escandinávia, coberta de nuvens, enquanto o céu está relativamente limpo nos Balcãs Ocidentais e em Itália.

Para além disso a captura mostra um maior nível de pormenor das estruturas das nuvens a altas latitudes na região nórdica. Mostra também mais detalhes interessantes. São exemplo disso a cobertura de neve nos Alpes, sedimentos na água ao longo da costa de Itália e vórtices de nuvens sobre as Ilhas Canárias.

O nível de detalhe revelado pela imagem era “até agora inatingível sobre a Europa e a África a partir de uma órbita geoestacionária” e “permitir-nos-á compreender melhor o nosso planeta e os sistemas meteorológicos que o moldam”, segundo Simonetta Cheli, Directora dos Programas de Observação da Terra da ESA.

A agência afirma que os instrumentos a bordo do satélite podem produzir imagens com uma resolução muito mais elevada e com maior frequência do que os satélites Meteosat de segunda geração. Para além disso o seu sistema pode analisar todo o disco terrestre em 10 minutos e fornecer imagens sobre a Europa em apenas 2,5 minutos.

O MTG-I1 segue o legado dos satélites meteorológicos europeus que começou em 1977 com o lançamento do Meteosat-1.

Entretanto este é o primeiro de seis satélites de terceira geração que a ESA planeia lançar e utilizar para recolher dados meteorológicos críticos. Isto durante os próximos 20 anos. Lembramos que as catástrofes naturais, como inundações, vagas de calor e tempestades, causaram cerca de 145 000 vítimas mortais em toda a Europa nos últimos 40 anos e provocaram perdas económicas de cerca de 500 milhões de euros.

A ESA afirma que o satélite MTG está atualmente a passar pela fase de entrada em funcionamento. Assim os dados estão em fase de recolha e calibração. Os dados chegam aos serviços meteorológicos na Europa e noutras regiões até ao final deste ano. Em breve, serão introduzidos nas aplicações meteorológicas. Entretanto pode descarregar a versão de qualidade original da imagem a partir daqui.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também