A tecnologia que dá vida à password (palavras-chave) está obsoleta e tem de desaparecer. Isto é cada vez mais óbvio. Dito isto, quem melhor para começar essa purga que a Google? Pois bem, a gigante da pesquisa já permite log-ins a partir da sua conta, através de passkeys, um novo sistema de segurança pensado desde a sua base para substituir as velhas palavras-chave.
Passwords têm de acabar! A purga já começou!
Portanto, a Google está lentamente a tomar decisões que têm em vista o fim das passwords, e por isso mesmo, começou a notificar os seus utilizadores que talvez seja boa ideia adotar o novo sistema. A ideia é testar a tecnologia, e levá-la às massas, como uma forma muito mais segura de navegar na Internet.
Dito isto, sabe o que é uma ‘PassKey’?
Pois bem, a PassKey (Chave de Acesso) é um novo tipo de credencial de início de sessão, capaz de eliminar a necessidade de utilização de uma palavra-passe. Este tipo de autenticação requer uma autenticação biométrica – como uma impressão digital ou reconhecimento facial – ou então, um PIN/Padrão utilizado no seu smartphone, no caso da Google, um smartphone Android.
Como funciona?
As passkeys permitem que os utilizadores iniciem sessão em aplicações e sites da mesma forma que desbloqueiam os seus dispositivos. Ou seja, com uma impressão digital, uma leitura facial ou um PIN de bloqueio de ecrã. Dito isto, ao contrário das passwords, as passkeys são resistentes a vários tipos de ataque online.
Qual é a diferença de forma muito resumida?
Enquanto uma password pode ser roubada através de fugas de dados, ou malware, ou pode até ser adivinhada por alguém próximo de si. Uma passkey é uma chave criptográfica que depende do seu dispositivo móvel para funcionar. O que além da parte da segurança mais apertada, também significa que não tem de se lembrar de várias passwords diferentes, para as diferentes contas que tem em uso. O seu telemóvel tem uma passkey para cada serviço, tudo a depender da sua impressão digital.
Em suma, está pronto para um futuro sem palavras-chave? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!